Por unanimidade

Secretário da SES, Carlos Lula, é reeleito presidente do Conass

A eleição ocorreu por meio de uma assembleia virtual, realizada com os gestores dos 26 Estados e o Distrito Federal.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Carlos Lula é secretário estadual de Saúde do Maranhão desde 2016 e está à frente do Conass desde junho do ano passado.
Carlos Lula é secretário estadual de Saúde do Maranhão desde 2016 e está à frente do Conass desde junho do ano passado. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, foi reeleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira (24).

Leia também: Carlos Lula afirma que mudança no critério de mortes por covid é "equivocada"

A reeleito do secretário da SES-MA para a gestão de 2021/2022 do Conass foi por unanimidade. A eleição ocorreu por meio de uma assembleia virtual, realizada com os gestores dos 26 Estados e o Distrito Federal.

A reeleição de Carlos Lula acontece em um momento crítico para o Sistema Único da Saúde (SUS) em razão da emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus e suas variantes.

“Ninguém esperava ter a caminhada que tivemos. O turbilhão de desafios que atravessamos, nos aproximou. O Conass toma parte de nossas vidas, de nosso dia a dia, de nosso trabalho. O Conass é feito por todos os secretários, todas as secretárias e a ajuda de vocês, de forma incansável, é o que permite a gente a caminhar”, agradeceu Carlos Lula.

Por meio do Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), parabenizou o secretário pela reeleição.

“Parabenizo o secretário de saúde do Maranhão, @carloselula, pela reeleição como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), órgão que vem fazendo um grande trabalho em defesa da vida e da saúde da população”, declarou Dino.

Carlos Lula é secretário estadual de Saúde do Maranhão desde 2016 e está à frente do Conass desde junho do ano passado. Ele é advogado e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Lula também é consultor legislativo de carreira e professor universitário.

Além da eleição para presidente do Conass, também houve a eleição para os cargos de vice-presidente das cinco regiões do país. Veja quem são os eleitos:

  • André Longo (Sergipe): vice-presidente da Região Nordeste;
  • Juan Mendes da Silva (Amapá): vice-presidente da Região Norte;
  • Isamel Alexandrinho Júnior (Goiás): vice-presidente da Região Centro-Oeste;
  • Nésio Fernandes (Espírito Santo): vice-presidente da Região Sudeste;
  • Beto Preto (Paraná): vice-presidente da Região Sul.
Foram eleitos, ainda, os titulares e suplentes do Conselho Fiscal e representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.