Transtornos

Chuva provoca erosão e derruba estátua em São Luís; alerta de temporais no Maranhão

Cratera se abriu às margens da BR-135, na região entre a Vila Maranhão e o Maracanã, na zona rural de São Luís.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Erosão na BR-135 deixa trânsito arriscado. Reprodução/TV Mirante.
Erosão na BR-135 deixa trânsito arriscado. Reprodução/TV Mirante.

SÃO LUÍS – A intensa chuva que atinge a Grande São Luís nas últimas horas provoca estragos e aumenta o risco de acidentes. Às margens da BR-135, na região entre a Vila Maranhão e o Maracanã, na zona rural de São Luís, uma erosão mostra o perigo.

Desde essa terça-feira (16), o asfalto cede cada vez mais, onde já se formou uma cratera. O problema foi sinalizado com pneus e cones. Em outro ponto no acostamento da estrada, uma parada de ônibus teve que ser retirada porque a cratera ameaçava engolir o abrigo, um risco para os usuários do transporte público.

Leia mais:

Bares e casas ficam alagados por causa de obra de extensão da Av. Litorânea

Durante chuva, ônibus bate em muro na Av. dos Franceses e fica pendurado

Dois ônibus ficam presos na pista após asfalto ceder na Av. Jerônimo de Albuquerque

Cratera se abriu após intensas chuvas. Reprodução/TV Mirante.
Cratera se abriu após intensas chuvas. Reprodução/TV Mirante.

Muita lama se espalhou pela pista durante a chuva, deixando o local escorregadio. Máquinas retiraram parte do barro da via, mas os motoristas ainda precisam dirigir com cautela.

Chuva afeta obra parcialmente entregue

Estátua caiu na rotatória no Anel Viário. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Estátua caiu na rotatória no Anel Viário. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Na região central, uma estátua, que fica em rotatória no Anel Viário, desmoronou durante a chuva na madrugada de hoje (17). O monumento já tinha rachaduras em sua base.

A estátua, que se partiu ao cair, já foi removida do local. A região passa por obra de revitalização desde o ano passado e foi parcialmente entregue pelo ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior.

Em nenhum dos dois casos apontados acima houve feridos.

Leia a nota da Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) sobre o assunto:

"Sobre a obra no Terminal do Anel Viário, a Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) informa que intervenções emergenciais na pavimentação do local serão iniciadas até o fim da semana para melhorar o fluxo de trânsito na região.

A Semispe detectou falhas no projeto da obra e está realizando laudos técnicos, a fim de detectar a causa dos defeitos apresentados na pavimentação do local, para assim, a atual gestão municipal solucionar o problema de forma definitiva.
A Secretaria informa ainda que duas das 3 três baias do Terminal Anel Viário estão interditadas para reparos na pavimentação asfáltica. A intervenção é temporária e até terça-feira (23) todas as baias estarão liberadas.

Por fim, a Semispe informa que a estátua do trabalhador foi retirada pela construtora para que seja realizado reforço na base do monumento, a fim de evitar danos à estrutura. A recolocação da estátua será feita em até 8 dias."

Temporais

A chuva já acumulou grandes volumes entre 9h de segunda-feira (15) e 9h dessa terça-feira (16), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em São Luís, o acúmulo nesse período foi de 125mm de chuva.

De acordo com o site Clima Tempo, hoje será parecido com ontem. Isso que dizer que há previsão de mais chuvas. O sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. As temperaturas ficam entre 24°C e 28°C.

Mapa mostra previsão de temporais no Maranhão. Arte: Reprodução/Clima Tempo.
Mapa mostra previsão de temporais no Maranhão. Arte: Reprodução/Clima Tempo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.