Covid-19

Concluída vacinação de idosos em instituições de longa permanência em São Luís

Além dos idosos, pessoas com deficiência que vivem nessas instituições também receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Vacinação desse grupo teve início na quarta-feira (20).
Vacinação desse grupo teve início na quarta-feira (20). (Foto: divulgação / Secom)

SÃO LUÍS – Foi concluída, na manhã desta sexta-feira (22), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todos os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados nas unidades de acolhimento da capital maranhense. O anúncio foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), por meio de rede social.

Saiba mais:

Profissionais de saúde começam a se imunizar contra a Covid-19 em São Luís

Covid-19: fora do grupo prioritário da vacinação, gestantes relatam medo e cuidados​

Vacinação contra a Covid em São Luís é aberta com aplicação de dose no Socorrão I

A vacinação desse grupo teve início na quarta-feira (20). A meta da prefeitura era imunizar 142 idosos nos sete abrigos de São Luís. Os idosos fazem parte do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, e a logística de imunização seguiu o previsto no Plano Municipal de Vacinação.

Daqui há 21 dias os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados nas unidades de acolhimento de São Luís receberão a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Rosângela Bertoldo, destacou a importância da priorização dos idosos abrigados. “Infelizmente, as estatísticas mundiais mostram que a maior letalidade de idosos pela Covid-19 está entre o público dos abrigos. Então, a decisão em priorizar os abrigos neste primeiro lote da vacina foi muito acertada, pois garante mais cuidado e reforço à saúde dos nossos idosos abrigados”, informou a secretária.

Procurada pelo Imirante.com, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em nota, informou que 140 idosos, dos 142 que tinha como meta, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital maranhense.

A Semus informou, ainda, que além dos 140 idosos, outras 13 pessoas abrigadas na Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva, que é voltada para pessoas com deficiência, também foram vacinadas, conforme o plano nacional de imunização. Leia a íntegra da nota:

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com base em informações na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social informa que foram imunizados 140 idosos das unidades de acolhimento do município, incluindo públicas, privadas e filantrópicas.

A Semus informa ainda, que foi além da meta prevista, pois hoje, vacinou 13 pessoas abrigadas na Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva, que é voltada para pessoas com deficiência, conforme o plano nacional de imunização."

Etapas da vacinação

De acordo com o Plano Municipal de Vacinação, divulgado pela Prefeitura de São Luís na sexta-feira (15), a vacinação é feita, inicialmente, em três etapas. Ainda segundo o plano, cada uma dessas etapas tem duração de sete semanas.

Primeira etapa

A primeira etapa é destinada a profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (ILPs), também chamados de institucionalizados. A população total estimada para esta primeira fase é de 37.060 pessoas. Esses institucionalizados receberam a primeira dose da vacina nos próprios abrigos em que vivem.

Já os profissionais da saúde, inclusos nesta primeira etapa da vacinação, podem se vacinar no Centro Municipal de Vacinação, situado no bairro Cohafuma, em São Luís.

Segunda etapa

Já a segunda etapa do plano de vacinação tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos. Com sete semanas de duração, a fase prevê imunizar 79.383 pessoas em São Luís.

Terceira etapa

A terceira etapa da vacinação será destinada a pessoas que apresentam alguma comorbidade, diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

Na terceira fase, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, estão inclusos também trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente e população em situação de rua. A meta, nesta fase, é imunizar 31.358 pessoas.

Centro Municipal de Vacinação

O Centro Municipal de Vacinação, aberto nessa quarta-feira (19), conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até 2 mil pessoas por dia.

O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.

O Centro Municipal de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.