SÃO LUÍS - Foi iniciada nessa quarta-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, em São Luís. Na capital, estão sendo imunizados 142 idosos nos sete abrigos. Entre estes locais, está o Abrigo de Longa Permanência para Idosos (Lar Calábria para Idosos) mantido pela Prefeitura de São Luís, no bairro Olho-d’Água.
Os idosos fazem parte do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde e a logística de imunização segue o previsto no Plano Municipal de Vacinação. A imunização nos abrigos é uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde (Semus), da Criança e Assistência Social (Semcas), e da Guarda Municipal, que faz a escolta das doses.
Leia mais:
Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: o que você precisa saber
Profissionais de saúde começam a se imunizar contra a Covid-19 em São Luís
Vacinação contra a Covid em São Luís é aberta com aplicação de dose no Socorrão I
Técnica de enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 no Maranhão
A primeira-dama, Graziela Braide, que é voluntária na Assistência Social de São Luís, acompanhou a vacinação no abrigo municipal. “Fiz questão de acompanhar o início desse atendimento porque se trata de uma ação muito importante. Os nossos idosos que aqui estão são pacientes com risco maior e que necessitam de cuidados extras. Então, o Plano Municipal de Vacinação prevê o atendimento in loco para que eles sejam imunizados com mais segurança e conforto”, afirmou.
A previsão é que todos os idosos abrigados em instituições de longa permanência tomem a primeira dose da vacina até o fim desta semana. A segunda dose será aplicada após 21 dias, conforme protocolo da fabricante do imunizante.
Equipes de vacinação da Semus irão visitar as sete instituições do tipo em São Luís. Trata-se de dois abrigos públicos, sendo um mantido pela Prefeitura de São Luís e outro estadual, além de três unidades filantrópicas e duas privadas. São eles: Casa Happy São Luís, Recanto do Aconchego, Lar Bela Vida, ILPI Solar do Outono, Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo e o Asilo de Mendicidade de São Luís.
O Abrigo de Longa Permanência para Idosos (Lar Calábria para Idosos) tem 13 abrigados, sendo um deles acamado. Desde o início da pandemia não foi registrado nenhum caso ou suspeita de Covid-19 entre os abrigados.
Entre os abrigados da casa que foram imunizados está Ananias Beckman Cantanhede, 61 anos. “É muito importante para a nossa saúde ser vacinado”, disse Júlia Francisca da Conceição, 83 anos. “Eu achei muito bom. Queria mesmo me vacinar para ficar protegida”, comentou.
Nesta quarta-feira, também foram vacinados os acolhidos na Casa Happy, unidade privada localizada no Olho d’Água. A equipe de saúde de cada unidade ficará encarregada de observar os idosos para fazer o acompanhamento dos possíveis efeitos colaterais da vacina. E aqueles que tomaram alguma vacina do calendário básico só podem tomar a vacina contra a Covid-19 depois de 14 dias.
A titular da Semcas, Rosângela Bertoldo, destacou a importância da priorização dos idosos abrigados. “Infelizmente, as estatísticas mundiais mostram que a maior letalidade de idosos pela Covid-19 está entre o público dos abrigos”, disse.
Saiba Mais
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
- Moradores do Rio são infectados com nova variante do vírus da Covid-19
- Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
- Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.