Rodízio de veículos

Carros com placas de final ímpar rodam nesta quarta e de final par nesta quinta

O rodízio de veículos está sendo aplicado em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Rodízio é aplicado em São Luís e região metropolitana.
Rodízio é aplicado em São Luís e região metropolitana. (Foto: Adriano Soares/Imirante.com)

SÃO LUÍS - O rodízio de veículo na Ilha de São Luís continua operando para reduzir ainda mais a circulação de carros e pessoas na região, que também vive o lockdown.

Nesta quarta-feira (13), só podem rodar carros com placas de final ímpar. Na quinta (14), só placas de final par. O sistema está em sendo aplicado desde segunda-feira (11), em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Leia também:

Veja fotos do 8º dia de lockdown com rodízio de veículos na Grande São Luís

Lockdown será prorrogado na ilha de São Luís até o domingo (17)

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a fiscalização do cumprimento rodízio não será feita pelos radares eletrônicos, apenas pelas barreiras montadas em São Luís e Região Metropolitana.

Na sexta-feira (15), o rodízio não será aplicado porque vai ser feriado antecipado de 28 de julho. Por isso, a circulação de veículos e pessoas naturalmente já vai ser menor.

Tire suas dúvidas sobre o rodízio de veículos:

Vale onde e quando?
Vale nos quatro municípios da Ilha de São Luís. Até quinta-feira (14).

Como funciona?
Na segunda e na quarta, só podem rodar os carros com placa final ímpar. Na terça e na quinta, só podem rodar os carros com placa final par.

Mas as regras do lockdown continuam valendo?
Sim. Ou seja, quem já não podia circular continua sem poder circular. Tanto faz a placa do carro.

Então por que fazer o rodízio?
Para reduzir ainda mais a circulação das pessoas que trabalham em atividades essenciais e já têm a autorização para circular.

Me dê um exemplo
Por exemplo, um funcionário de supermercado (atividade essencial) já podia, desde o início do lockdown, ir de carro para o trabalho. Agora, ele só vai poder usar o carro se for o dia da placa dele.

Já um funcionário de uma loja de móveis (atividade não essencial), por exemplo, não podia circular e vai continuar sem poder circular independentemente da placa.

Mas eu posso continuar indo ao mercado e à farmácia?
Sim, o acesso a serviços essenciais continua permitido. Mas agora com restrição do rodízio. Se você quiser ir de carro ao mercado na segunda, por exemplo, sua placa final tem de ser ímpar.

Há categorias liberadas do rodízio?
Sim. Estão excluídos do rodízio os taxistas e motoristas de aplicativos; veículos de profissionais da saúde e vinculados a órgãos da saúde, da segurança pública e Defesa Civil; da coleta de lixo; transporte coletivo; portadores de deficiência e doentes crônicos com mobilidade dificultada; do Poder Judiciário; de serviços funerários; transporte de alimentos e remédios; vinculados a serviços de energia, gás, combustíveis e saneamento básico; e veículos da imprensa.

Posso sair da Ilha na sexta (15)?
Não. As saídas e entradas continuarão fechadas neste dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.