Costa do Maranhão

Continua operação de remoção da carga de minério de ferro do navio Stellar Banner

Segundo a Marinha do Brasil, foram retiradas até o momento cerca de 40 mil toneladas de minério de ferro do Navio Mercante Stellar Banner.

Imirante.com, com informações da Marinha do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
O navio Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão.
O navio Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - A Marinha do Brasil informou, nesta sexta-feira (8), que até o momento foram retiradas cerca de 40 mil toneladas de minério de ferro do Navio Mercante Stellar Banner.

Leia também:

Graneleiro retira minério de ferro de navio encalhado no Maranhão

Graneleiro auxiliará operação de retirada de minério de ferro de navio encalhado no Maranhão

Concluída operação de retirada do óleo de navio encalhado no Maranhão

Os Batelões Leeuw e Jan Blanken estão operando, segundo a Marinha do Brasil, em revezamento para retirar e descartar o material na área de despejo de forma segura. Ainda está prevista a remoção de cem mil toneladas de minério de ferro para dar início a fase de reflutuação da embarcação.

De acordo com a Marinha, a operação ocorre sob a supervisão do Navio de Apoio Oceânico Iguatemi da Marinha do Brasil, cumprindo o plano de reflutuação e salvatagem, aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais. Os órgãos e empresas envolvidas permanecem em estreita coordenação com a autoridade marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação dos riscos à poluição e a navegação.

Retirada de óleo

No dia 27 de março, a Marinha informou que havia sido concluída a segunda etapa da operação de retirada do óleo dos tanques do navio cargueiro Stellar Banner. Na ocasião, foram transferidos cerca de 3.900m³ de óleo combustível para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring, que deram apoio à operação.

Stellar Banner

O navio Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro, quando a embarcação das Ilhas Marshall partiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, transportando minério de ferro para a cidade de Qingdao, na China.

A embarcação teve dois vazamentos que causaram a entrada de água na embarcação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.