SÃO LUÍS – A segunda etapa da operação de retirada do óleo dos tanques do navio cargueiro Stellar Banner, encalhado a 100 km da costa maranhense há mais de um mês, foi concluída nesta sexta-feira (27), segundo o último boletim divulgado pela Marinha do Brasil.
Saiba mais:
Um mês após sofrer fissura em casco, navio Stellar Banner continua encalhado na costa do Maranhão
Drenagem da água residual em porão de navio encalhado no Maranhão é iniciada
Navio tem vazamentos e corre risco de naufragar na Baía de São Marcos
Ainda de acordo com a Marinha, foram transferidos cerca de 3.900m³ de óleo combustível para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring, que deram apoio à operação.
Além disso, a Marinha informou que não há vestígios de óleo na área. O monitoramento tem sido realizado por meio das aeronaves, drones e embarcações nas proximidades do Stellar Banner.
Por meio de nota, a Marinha disse que os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.
Saiba Mais
- Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís
- Navio mercante não tem previsão de desencalhe em São Luís
- Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís
- Retirada de minério de ferro de navio é concluída no Maranhão
- Marinha informa que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.