Stellar Banner

Concluída operação de retirada do óleo de navio encalhado no Maranhão

Cargueiro Stellar Banner está encalhado a 100 km da costa do Maranhão, há mais de um mês.

Imirante.com, com informações da Marinha

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Foram transferidos cerca de 3.900m³ de óleo combustível para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring, que davam apoio na operação.
Foram transferidos cerca de 3.900m³ de óleo combustível para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring, que davam apoio na operação. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS – A segunda etapa da operação de retirada do óleo dos tanques do navio cargueiro Stellar Banner, encalhado a 100 km da costa maranhense há mais de um mês, foi concluída nesta sexta-feira (27), segundo o último boletim divulgado pela Marinha do Brasil.

Saiba mais:

Um mês após sofrer fissura em casco, navio Stellar Banner continua encalhado na costa do Maranhão

Drenagem da água residual em porão de navio encalhado no Maranhão é iniciada​

Navio tem vazamentos e corre risco de naufragar na Baía de São Marcos​

Ainda de acordo com a Marinha, foram transferidos cerca de 3.900m³ de óleo combustível para os navios ALP Defender e HOS Brass Ring, que deram apoio à operação.

Além disso, a Marinha informou que não há vestígios de óleo na área. O monitoramento tem sido realizado por meio das aeronaves, drones e embarcações nas proximidades do Stellar Banner.

Por meio de nota, a Marinha disse que os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.