SÃO LUÍS - A Marinha do Brasil informou, em nota divulgada nesta sexta-feira (22), que já foram retiradas cerca de 124 mil toneladas de minério de ferro do navio mercante Stellar Banner, que está encalhado desde fevereiro na costa do Maranhão.
De acordo com a Marinha, o navio graneleiro Alfred Oldendorff e os batelões Leeuw e Jan Blanken permanecem no local para retirar e descartar o material na área de despejo de forma segura. Ainda está prevista a remoção de 16 mil toneladas de minério de ferro para dar início a fase de reflutuação da embarcação. O NM Stellar Banner continua estável, assentado no leito marinho.
A operação ocorre sob a supervisão do navio patrulha Guanabara, da Marinha do Brasil, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais no Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.
Segundo a Marinha, os órgãos e empresas envolvidas realizam o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.
Saiba Mais
- Navio Stellar Banner é afundado após três meses encalhado
- Marinha anuncia afundamento programado do navio Stellar Banner nesta sexta-feira (12)
- Navio Mercante Stellar Banner deve ser afundado, diz Marinha do Brasil
- Após fim do processo de reflutuação, navio Stellar Banner é rebocado
- Continua operação de remoção da carga de minério de ferro do navio Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.