Apelo

Motoristas de aplicativo fazem manifestação em São Luís

O protesto é por mais segurança após a morte do motorista Edmilson Pimenta Azevedo, 54 anos, assassinado a tiros no último domingo (6).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Segundo os manifestantes, dezenas motoristas irão seguir por várias avenidas pedindo mais segurança para a categoria.
Segundo os manifestantes, dezenas motoristas irão seguir por várias avenidas pedindo mais segurança para a categoria.

SÃO LUÍS – Motoristas do aplicativo UBER se reuniram, nesta terça-feira (8), para realizar uma carreata pelas ruas e avenidas de São Luís. O protesto é por mais segurança após a morte do motorista Edmilson Pimenta Azevedo, 54 anos, assassinado a tiros no último domingo (6), no bairro da Liberdade.

Leia também:

Motorista de Uber é assassinado a tiros na Liberdade

Motoristas da Uber fazem carreata em protesto após morte de colega de profissão

Edmilson Pimenta Azevedo ainda chegou a ser levado ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), mas não resistiu.

O motorista Edmilson Pimenta Azevedo foi enterrado na tarde dessa segunda (7), no cemitério do bairro São Cristóvão, em São Luís.

Edmilson Pimenta Azevedo, de 54 anos, foi assassinado a tiros. / Foto: Reprodução/TV Mirante.
Edmilson Pimenta Azevedo, de 54 anos, foi assassinado a tiros. / Foto: Reprodução/TV Mirante.

Segundo os manifestantes, dezenas motoristas irão seguir por várias avenidas pedindo mais segurança para a categoria. Eles alegam que esse é o terceiro homicídio praticado contra motoristas de aplicativos na Grande São Luís, em pouco mais de um mês. Afirmam, também, que no mês de dezembro dois motoristas foram mortos, um no bairro do Maracanã e outro no Coroadinho.

Essa é a segunda manifestação dos motoristas do aplicativo, após a morte do colega de profissão Edmilson Pimenta Azevedo.

Por meio de nota, a Uber se manifestou sobre o caso.

Estamos profundamente entristecidos em saber que o Edmilson Azevedo foi vítima desse crime terrível. Compartilhamos nossos sentimentos de mais profundo pesar com a família do Edmilson. A Uber está à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei, e esperamos que as autoridades tragam o responsável à justiça o mais rápido possível.

Sobre a segurança do aplicativo, a Uber afirmou que:

Sabemos que, infelizmente, a violência urbana permeia a vida nas cidades, afetando a vida de cidadãos que apenas querem se deslocar ou trabalhar.

A segurança é uma prioridade para a Uber, por isso, a empresa sempre busca aprimorar sua tecnologia para fazer da plataforma a mais segura possível antes mesmo da viagem começar. A empresa adotou no Brasil a tecnologia de machine learning que bloqueia viagens consideradas mais arriscadas. O aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento para confirmar sua identificação. Todas as viagens são registradas por GPS e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o tempo de chegada em tempo real com quem desejar.

Os motoristas também podem ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, os parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado às autoridades e estiverem em segurança. O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança quando não se sentirem confortáveis.

A empresa está sempre avaliando e estudando novas medidas que possam aprimorar a segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.