É do Maranhão

Trabalho de indicação geográfica deve valorizar a tiquira

O intuito é, também, aumentar a promoção comercial e garantir autenticidade.

Imirante.com, com informações da Sagrima

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
A tiquira tem origem indígena, a partir do cauim, um fermentado de mandioca.
A tiquira tem origem indígena, a partir do cauim, um fermentado de mandioca. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A rápida associação que fazemos entre produtos e países, como vinho do Porto português, o presunto de Parma italiano, a tequila mexicana e a champagne francesa são exemplos da importância da indicação geográfica na valorização de produtos cujas características singulares estão relacionadas a uma tradição ou método de elaboração de uma região territorial específica.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Sindicato da Indústria de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), está iniciando o trabalho de indicação geográfica da tiquira, uma das bebidas mais tradicionais do Estado.

Após a primeira reunião com instituições públicas e privadas, como Ministério da Agricultura, Embrapa, Sebrae, Fiema e as Secretarias de Estado de Indústria e Comércio e de Agricultura Familiar, estão sendo formados grupos de trabalho voltados para o resgate histórico, cultural e geográfico da bebida, a produção de mandioca, o processo de agroindustrialização, mercados consumidores, normatização, cultura, turismo, gastronomia, entre outros, em um trabalho completo e abrangente que vai embasar o processo de indicação.

O objetivo da indicação geográfica é agregar valor aos produtos, aumentar a promoção comercial e, ao mesmo tempo, ser uma garantia de autenticidade, promovendo o desenvolvimento da região produtora e preservando a biodiversidade e o conhecimento tradicional.

De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a indicação geográfica da tiquira será uma grande contribuição cultural e também para a agropecuária. “A indicação geográfica da tiquira representa o reconhecimento ao valor cultural dessa nossa bebida tão tradicional, além de agregar valor ao produto e oportunizar novos mercados, incentivando assim a cadeia produtiva da mandioca”, disse.

Origem da tiquira

A tiquira tem origem indígena, a partir do cauim, um fermentado de mandioca. Com a chegada dos europeus ao Brasil, foram trazidas técnicas de destilação e o cauim se tornou tikira (líquido que goteja).

“Trata-se de uma bebida que só é fabricada no Maranhão e é a única aguardente de vegetal que tem uma legislação específica, um padrão de qualidade e identidade específicas. Mesmo na informalidade, ela ainda garante o sustento de milhares de pessoas ligadas à cultura da mandioca e à sua fabricação”, esclarece Mário Carneiro, consultor na área de tecnologia, inovação e desenvolvimento de novos produtos, que atua há 40 anos no mercado de fermentação.

Para Mário, não só a tiquira como outros produtos locais tem potencial para indicação geográfica, e a tiquira abriria caminho para os demais. “Se formos avaliar todos os Estados brasileiros, todos eles têm algum produto de origem agrícola, principalmente, que tem indicação geográfica. E o Maranhão tem uma variedade de produtos com esse potencial, como o abacaxi de Turiaçu, o queijo de São Bento, a farinha de Carema, o mel do Alto Turi e a cachaça do Sertão Maranhense, por isso esse movimento de instituições envolvidas no trabalho de indicação”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.