Connepi

Vídeo: que tal comandar sua casa a distância?

Estudante apresenta projeto de automação residencial.

Luciano Dias / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

SÃO LUÍS – Na nona edição do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), realizado, pelos Institutos Federais de todo o país, esta semana na capital maranhense, um dos destaques foi o projeto do estudante Cristiano Oliveira, do Estado de Alagoas.

De acordo com Cristiano de Oliveira, o projeto simula uma automação residencial a baixo custo em uma maquete, na qual qualquer celular pode interagir fazendo acionamentos de carga. Controlando, dessa forma, iluminação, som, climatização e eletrodomésticos sem a necessidade de aplicativos ou similares.

“A Idea pode ser aplicada, sem medo, à vida corrida do brasileiro”, disse Cristiano de Oliveira.

Todo esse controle, apenas, com uma ligação telefônica. O projeto ainda demonstra uma aplicação de energias renováveis (solar e eólica) e o paralelismo com a rede de distribuição.

Dessa forma, o Connepi conseguiu alcançar seu objetivo, que é espalhar o conhecimento além das fronteiras acadêmicas. Levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção, a aplicação da pesquisa desenvolvida nos laboratórios da rede federal de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.