Saúde

Mutirão de cirurgias de varizes será realizado sábado (27)

Ao todo, 16 pacientes serão submetidos à cirurgia pela técnica de ablação por radiofrequência.
Imirante.com25/09/2014 às 15h56

SÃO LUÍS – Neste sábado (27), a partir das 8h, 16 pacientes serão submetidos ao tratamento cirúrgico de varizes de membros inferiores pela técnica de ablação por radiofrequência. O procedimento é mais rápido e tem menor tempo de recuperação, quando comparado com a cirurgia de varizes convencional.

O mutirão será realizado no Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. O médico e chefe do serviço de cirurgia vascular do HCM, Carlos Alberto Azulay Júnior, disse que aproximadamente 60 pessoas já fizeram os exames e estão aguardando pela cirurgia na rede estadual de saúde. “Sempre realizamos estes mutirões para diminuir o número de pessoas que aguardam pelos procedimentos. Além do tratamento convencional, estamos fazendo pela técnica de ablação por radiofrequência. Desta vez serão 16 pessoas e 32 cirurgias, pois serão feitas nas duas pernas”, explicou.

O tratamento com radiofrequência é mais indicado em casos das veias doentes, tronculares e veias de maior calibre como a veia safena. A veia permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios, e o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.

Carlos Azulay explicou que uma microfibra óptica é introduzida na veia doente por punção, guiada por ultrassom. “A radiofreqüência aplica energia sob a forma de calor através de um cateter, permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos. A veia é fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis, evitando assim a retirada da veia”, disse.

O pós-operatório da cirurgia de varizes com radiofrequência exige, em média, repouso de apenas dois dias, podendo o paciente retomar as atividades normais após avaliação médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.