Saúde

Mais de 48 mil doses de vacinas são aplicadas em escolas do Maranhão no 1º semestre de 2025

A expectativa é que, até o final de 2025, a vacinação no ambiente escolar siga ampliando a proteção de crianças e adolescentes no Maranhão e em todo o país.

Imirante.com

Entre as vacinas aplicadas estão imunizantes contra HPV, dengue, meningite, poliomielite, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis.
Entre as vacinas aplicadas estão imunizantes contra HPV, dengue, meningite, poliomielite, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis. (Foto: divulgação / SES)

SÃO LUÍS – De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, mais de 48,1 mil doses de vacinas foram aplicadas em escolas de 83,8% dos municípios maranhenses apenas no primeiro semestre de 2025.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

O levantamento integra o balanço nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação que promove a vacinação de estudantes com até 15 anos diretamente nas unidades escolares. Em nível nacional, já são mais de 1 milhão de doses aplicadas em 4,1 mil municípios – o equivalente a 74% das cidades brasileiras.

No Maranhão, todos os 217 municípios aderiram ao programa, e a previsão é que mais de 1,5 milhão de alunos sejam beneficiados com ações do PSE. Para fortalecer o programa no estado, o governo federal destinou R$ 8,3 milhões dos R$ 150 milhões repassados a estados e municípios em todo o Brasil.

Vacinação dentro das escolas impulsiona cobertura vacinal

A vacinação nas escolas tem gerado impacto direto nos índices de cobertura vacinal no país. Em maio, por exemplo, foi registrado o maior número de doses aplicadas desde o início da mobilização: 583,7 mil, número 25 vezes maior que o registrado em março (20,6 mil). Esse crescimento é reflexo das campanhas realizadas dentro do ambiente escolar e do esforço conjunto entre saúde e educação.

“Ultrapassamos um milhão de crianças vacinadas nas escolas. Além disso, das 16 vacinas do calendário nacional, tivemos aumento em 15 e apenas uma manteve-se estável. Até o final do ano, continuaremos intensificando nossas ações de vacinação”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Entre as vacinas aplicadas estão imunizantes contra HPV, dengue, meningite, poliomielite, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis.

Maranhão na luta contra doenças preveníveis

O esforço no Maranhão segue a tendência nacional de retomada da cobertura vacinal, que vinha em queda desde 2016. No primeiro quadrimestre de 2025, o Brasil registrou aumento nos índices de 15 das 16 vacinas previstas no calendário nacional. Destaque para:

BCG: aumento de 63,59% para 88,29%;

Meningite C (1º reforço): de 72,50% para 88,35%;

Tríplice viral (1ª dose): de 86,59% para 91,86%;

HPV: cobertura entre meninas chegou a 82,77% e entre meninos, a 67,21%.

Além da vacinação em si, o programa atua também no combate à desinformação e na conscientização sobre a importância dos imunizantes para a saúde pública. As ações são planejadas conforme a realidade local, com apoio técnico e recursos para estados e municípios.

A chefe de Saúde e Nutrição da Unicef no Brasil, Luciana Phebo, elogiou a estratégia brasileira: “O país é uma referência mundial. O Brasil já alcançou a meta de cobertura de alguns imunizantes importantes para a infância e adolescência, e o envolvimento da educação junto à saúde foi fundamental para isso.”

A expectativa é que, até o final de 2025, a vacinação no ambiente escolar siga ampliando a proteção de crianças e adolescentes no Maranhão e em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.