Tire suas dúvidas

Todo anticoncepcional pode causar o aparecimento de varizes?

Confira algumas dicas que podem ser úteis para controlar o problema.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

As varizes ainda são muito temidas pelas mulheres, uma vez que elas detonam o visual e dependendo da gravidade pode até comprometer a autoestima. Elas surgem por diversos fatores, um deles é que o corpo tem artérias com a função de levar o sangue do coração para outras extremidades como pernas e braços e as veias são responsáveis por levar de volta o sangue ao coração. As veias têm pequenas válvulas que se abrem para a passagem do sangue e se fecham para impedir o seu retorno. Quem tem varizes, essas válvulas não funcionam adequadamente e deixam o sangue ficar parado dentro das veias, o que provoca o contorno dos vasos.
“É importante ter o conhecimento que existem varizes, que são veias dilatadas, com volume aumentado e se tornam tortuosas e alongadas com o passar do tempo. E ainda tem as microvarizes que são intradérmica, superficiais e, por esse motivo, possuem uma coloração arroxeada. Ambos os tipos são frequentes em mulheres”, afirma o Dr. Fernando Bacalhau, cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).
Um dos principais responsáveis pelo surgimento das varizes é o hereditário ou genética que pode provocar uma diminuição da resistência das paredes das veias. Outra causa é o fator hormonal. “Na mulher, por exemplo, o quadro de varizes pode está associado a alteração de hormônios como o estrogênio. Quem toma anticoncepcional tem o estrogênio alterado, por isso, o anticoncepcional não deixa de ser um fator agravante para as varizes”, ressalta o cirurgião vascular.
As pílulas anticoncepcionais são compostas de dois hormônios: etinilestradinol (estrógeno) e progestágenos (progesterona). “Hoje as pílulas anticoncepcionais apresentam menos efeito colateral na mulher comparando com as pílulas antigas”, comenta o Dr. Fernando.
“A progesterona pode gerar a vasodilatação, o que contribui para as varizes. No entanto, as varizes só causam problemas em mulheres que consomem a pílula e que já possuem predisposição genética”, esclarece o especialista.

Como combater as varizes?


Para evitar que as varizes se agravem, o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalheu listou algumas dicas que podem ser úteis para controlar o problema. Confira:

• Evite o excesso de peso e faça uma alimentação balanceada;

• O salto alto pode atrapalhar a circulação do sangue, por isso, opte pelos saltos médios;

• Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;

• Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, caminhe um pouco, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;

• Se precisar use meias elásticas;

• Evite o cigarro;

• Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.