Beleza

Tratamentos a laser é a nova arma para combater as varizes

As varizes podem ser finas e avermelhadas, grossas e volumosas.

Na Mira, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

As varizes, veias dilatadas das pernas e pés, atingem 70% das pessoas com até 70 anos. Hoje, as mulheres são as que mais sofrem com as varizes lotando os consultórios em busca de tratamentos que possam amenizar os vasinhos nas pernas. Muitas vezes as varizes pode não passar de um incômodo estético, porém, dependendo da gravidade ela pode provocar dor e problemas de saúde. “As principais queixas de quem tem varizes em graus avançados é queimação ou sensação de cansaço nas pernas e edema ao redor do tornozelo.Vale ressaltar que é importante ficar atento aos sintomas e verificar se a varizes não está associada a uma trombose venosa aguda”, explica o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).


De acordo com o cirurgião vascular as varizes podem ser finas e avermelhadas, grossas e volumosas, e todas merecem uma visita ao consultório médico. A sua causa é hereditária, no entanto, alguns fatores podem desencadear as varizes. “O uso de hormônio, anticoncepcional; reposição hormonal; obesidade; número de gestações (acima de duas); tipo de trabalho, no qual a pessoa fica muitas horas em pé ou sentada; e idade, quanto mais velho maior prevalência”, diz o especialista.


Tratamentos


O tratamento correto para cada caso vai depender da avaliação de um médico vascular. Uma nova técnica a laser vem surpreendendo as mulheres que desejam se submeter a tratamentos para amenizar as varizes. O laser Endovenoso ou EVLT (Endovenous Laser Treatment), é um procedimento, utilizado na América do Norte e Europa desde 1998. “O tratamento a laser consiste na introdução de uma fibra óptica na veia varicosa, especialmente as safenas. Com a orientação de imagens geradas pelo ultrassom, o laser é disparado no interior da veia para efetuar o seu fechamento”, esclarece o Dr. Fernando.


Após este procedimento, a paciente ainda passa por uma microcirurgia para retirada de veias varicosas tortuosas, pois o laser não consegue trafegar dentro destas veias.


Além do laser, há outro método para eliminar as varizes. “A radiofrequência faz uso do método do ultrassom Doppler que consegue visualizar e ter o controle do laser”, informa o cirurgião vascular.
Todos esses tratamentos deve ser realizado com aparelhagem adequada monitorada por um cirurgião vascular.
Se você está incomodado com as varizes nas pernas ou sente dor, procure um cirurgião vascular para fazer uma avaliação e seguir com o melhor tratamento.


Dicas úteis para evitar varizes:

- Evitar o aumento do peso;

- Faça uma dieta rica em fibras;

-Não permaneça muito tempo em pé ou sentado;

-Não use cintas abdominais;

-Faça caminhadas e pratique exercícios físicos;

-Utilize meias elásticas na gestação;

-Consulte regularmente o seu cirurgião vascular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.