Entrevista

Presidente do CFA fala das condições das empresas brasileiras

As empresas precisam de resultados. É necessário valorizar a pessoa que buscou educação necessária para gerir uma empresa.

Heider Matos / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - Será realizada em São Luís, nos dias 8 e 9 de agosto, a 2ª Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs, no Hotel Luzeiros. A reunião contará com a presença do Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Mello, e dos Presidentes de Conselhos Regionais de Administração (CRAs) dos 27 Estados da Federação, representando os administradores de todo o Brasil, incluindo os quase 5 mil profissionais maranhenses, além de conselheiros federais.

O programa Abrindo o Verbo da Rádio Mirante AM, apresentado por Geraldo Castro, recebeu na tarde desta quarta - feira (7), o presidente do conselho federal de Administração Sebastião Melo e o Conselheiro federal e diretor de formação do CFA, Samuel Melo Junior.

Confira a entrevista

Geraldo Castro – Como vocês analisam as administrações de empresas administradas por pessoas não capacitadas?

Sebastião Mello - A maior parte das empresas morre por falta de gestão, quando uma gestão não é gerida por uma pessoa capacitada, morre nos dois primeiros anos, causando um caos social. Falta de gestão e planejamento estratégico são os principais motivos das falências de empresas. Gradativamente estamos rompendo este paradigma, em que cada um pode administrar, não há espaço para amadorismo no mundo globalizado. É preciso capacitar-se. De cem por cento das empresas que morrem, morrem por falta de gestão. As pessoas não querem discurso e sim gestão. As empresas precisam de resultados. É necessário valorizar a pessoa que buscou educação necessária para gerir uma empresa.

Geraldo Castro – Comente os resultados da pesquisa feita sobre o perfil do administrador.

Samuel - É um novo rumo. Os administradores maranhenses começam a perceber esse novo cenário. A pesquisa mostrou que as mulheres estão cada vez mais nos negócios, o crescimento da mulher se potencializou na administração. O perfil do administrador segundo a pesquisa mostra que o profissional não pode ser legalista, precisa ter sensibilidade, capacidade de compreender o cenário global. A percepção é um ponto básico para o administrador, o administrador precisa saber se relacionar para obter retorno.

Ouvinte - Por que os graduados em gestão de RH e Gestão Pública, não são reconhecidos nos conselhos de administração?

Samuel - Hoje você tem a formação de Bacharel e outra tecnológica. Vamos iniciar este ano, o projeto de certificação dos gestores em Rh, para que estes profissionais possam obter seu registro n os conselhos de administração.

Sebastião - Antes registrávamos somente os administradores, fizemos um trabalho onde quem tem um curso tecnólogo pudesse registrar-se nos conselhos de administração.

Geraldo Castro - Sobre a importância de administração municipal

Samuel - O projeto visa contribuir para a melhora a gestão pública municipal. Criamos o Guia de administração do Prefeito. È necessário que as prefeituras tenham governança, precisamos que haja administradores independente de partidos políticos. Precisa haver uma gestão técnica e não política.

Ouvinte Comente a importância de uma administração em uma empresa. Seguindo os exemplos de Eike Batista despencando nos rankings.

Samuel - O Eike correu riscos desnecessários, é preciso conhecer suas empresas. O Eike sabia que sua estratégia poderia dar certo como poderia não dá certo. A vaidade pessoal falou mais alto.

Sebastião - Vários fatores podem influir no seu sucesso, o ambiente é um fator restringe o crescimento de uma empresa, a política, os cenários e o ambiente internacional são outros fatores.

Ouvinte - Quem se formou em gestão empreendedora pode se registrar nos conselhos de administração?

Samuel - Existem várias graduações, e este curso pode ser registrado nos conselhos. Todo tecnólogo terá direito ao registro na área especifica em que se formou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.