Meio ambiente

Tartaruga é encontrada morta no Araçagi

Foram quatro tartarugas e dois tubarões encontrados mortos somente em 2010.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Por volta das 7h, uma tartaruga morta foi encontrada por pescadores na Praia do Araçagi, próximo ao posto do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Essa é a quarta tartaruga morta encontrada na orla de São Luís de janeiro até os primeiros dias de março. Dois tubarões mortos também foram encontrados na orla no mês de janeiro.

De acordo com informações apuradas pela TV Mirante, ao encontrarem a tartaruga, os pescadores pediram que um gari, que estava trabalhando na limpeza da praia nesta manhã, transportasse a tartaruga até o posto do Corpo de Bombeiros. Eles informaram o fato ao Ibama e ainda estavam aguardando uma posição do órgão.

Flora Dolores/ O Estado

A tartaruga encontrada na manhã de hoje. Foto: Flora Dolores/ O Estado.

Um representante da Associação Ambiental Orla Viva esteve no local. Ele informou que uma das possibilidades será enterrar a tartaruga e posteriormente desenterrá-la para colher o casco do animal para estudos e exposição.

Com mais esse animal marinho encontrado morto da orla de São Luís, reforça-se a ideia de que devem estar ocorrendo mudanças no litoral da cidade. Em janeiro, quando foi encontrada na Ponta D'areia uma terceira tartaruga morta (foto) a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Jacira Almeida, disse que uma das possibilidades para esses animais estarem aparecendo mortos pode ser algum problema com a hidrodinâmica da água. Mas ela revelou também que a pesca com rede, praticada de forma indiscriminada também pode estar matando esses animais.

Uma terceira possibilidade é que a tartaruga tenha engolido um saco plástico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.