Universidade Ceuma

Universidade Ceuma amplia e moderniza estrutura do Curso de Medicina em São Luís

Ao iniciar o segundo semestre letivo de 2025, os acadêmicos foram recebidos com a reforma e ampliação dos espaços, tratamento acústico, nova iluminação e outras intervenções.

Publipost/Universidade Ceuma

Ceuma ampliou e modernizou a estrutura do Curso de Medicina no Campus Renascença, em São Luís (Foto: Reprodução/Ceuma).
Ceuma ampliou e modernizou a estrutura do Curso de Medicina no Campus Renascença, em São Luís (Foto: Reprodução/Ceuma).

SÃO LUÍS - Sempre buscando oferecer a melhor infraestrutura para seus alunos e servidores, a Universidade Ceuma ampliou e modernizou a estrutura do Curso de Medicina no Campus Renascença, em São Luís.

Ao iniciar o segundo semestre letivo de 2025, os acadêmicos foram recebidos com a reforma e ampliação dos espaços, tratamento acústico, nova iluminação e outras intervenções que tornam o ambiente perfeito para o aprendizado e para a formação de profissionais altamente preparados para cumprir a missão de salvar vidas.

Ceuma ampliou e modernizou a estrutura do Curso de Medicina no Campus Renascença, em São Luís (Foto: Reprodução/Ceuma).
Ceuma ampliou e modernizou a estrutura do Curso de Medicina no Campus Renascença, em São Luís (Foto: Reprodução/Ceuma).

“O segundo semestre já começou e chegou trazendo muitas novidades para o curso de Medicina. A partir de agora o campus ganha novos espaços e melhorias para oferecer ainda mais conforto, bem-estar e qualidade a todos vocês”, destacou o prefeito da Universidade Ceuma e arquiteto, Nemias Muniz.

Veja as obras de reforma e ampliação do curso de Medicina no Ceuma 

Uma das importantes mudanças no local foi a instalação de mais dois laboratórios multis, com capacidade para 30 alunos, cada um. Os espaços se integram por meio de uma divisória toda em vidro, que permite aos professores realizar atividades para 60 estudantes, quando necessário.

Quanto aos laboratórios de Anatomia, que já estavam em uso, foram reformados e ampliados, tratados acusticamente e receberam iluminação em LED. Na intervenção acústica, todas as paredes, construídas em gesso drywall, foram isoladas com lã de vidro, eliminando a possibilidade de uma aula atrapalhar a outra. A estrutura também foi reforçada para receber os quadros de vidro e os aparelhos de TV.

Outra novidade é a instalação de quatro simuladores, cada um com uma sala de comando e área para alunos. Além disso, também foi instalada uma cortina de vidro para unir a sala do simulador com o público.

“Orgulho de voltar à instituição da minha primeira graduação, dessa vez muito mais tecnológica e dedicada à formação de excelentes profissionais”, comemorou uma das novas alunas de Medicina da instituição.

Expansão do prédio do curso de Medicina

A Universidade Ceuma vai construir uma mega área de vivência para os acadêmicos de Medicina da instituição. (Foto: Reprodução/Ceuma).
A Universidade Ceuma vai construir uma mega área de vivência para os acadêmicos de Medicina da instituição. (Foto: Reprodução/Ceuma).

Além das ações de infraestrutura já realizadas, também estão em plena execução as obras de expansão do prédio do curso de Medicina, sendo que o serviço de terraplenagem já foi iniciado. O projeto também inclui a instalação de um simulador de ambulância.

O Ceuma vai, ainda, construir uma mega área de vivência para os acadêmicos de Medicina da instituição. O espaço será localizado entre o Bloco 7 e a área de Anatomia e simuladores. 

“Um novo espaço está sendo pensado com todo o cuidado que a formação médica merece”, ressaltou Nemias Muniz.

Curso de Medicina do Ceuma

O curso de Medicina da Universidade Ceuma visa formar médicos com visão humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

A universidade forma, há anos, médicos generalistas, habilitados e treinados para: 

Atuar na promoção de saúde, principalmente com os procedimentos preventivos e curativos exigidos pela atenção em nível primário e secundário, porém com os conhecimentos dos procedimentos do nível terciário.

Atuar com competência na recuperação, proteção e manutenção da saúde, estando habilitado às ações de pronto atendimento e de emergência.

Atuar como um médico na atenção básica no contexto da Estratégia Saúde da Família, estando preparado por seu treinamento em ações preventivas, em diagnóstico e tratamentos, de modo a garantir o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vitalidade e qualidade de vida das pessoas que demandam por serviço de saúde.

Atuar com proficiência nas questões de saúde coletiva e ser um agente educador da comunidade para uma melhoria da qualidade de vida desta no que é pertinente à saúde. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.