Cidadania

Inscrições para o Caminhão da Juventude começam nesta segunda-feira

Divulgação/Ascom São José de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06


Terão início nesta segunda-feira (15) e se prolongarão até o próximo dia 19 as inscrições para os moradores de São José de Ribamar interessados em participar da versão 2013 do projeto Caminhão da Juventude, ação pioneira no Estado desenvolvida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, e que visa capacitar os jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho.


As inscrições gratuitas para os cursos de informática básica (20 horas), manicure e pedicure (40 horas) e práticas administrativas (40 horas) estarão sendo feitas na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede do município, nos horários das 8h30 ao meio-dia e das 14h às 17h. Para efetuar a inscrição basta apresentar documento de identificação (CPF ou RG), comprovante de residência e comprovante de escolaridade – para o curso de manicure e pedicure é exigido o Ensino Fundamental ou documento declarando que o candidato está em fase de conclusão; para o curso de práticas administrativas é exigido o Ensino Médio ou documento comprovando que o candidato está em fase de conclusão; e para o curso de informática não está sendo exigido nenhum comprovante de escolaridade.


Neste primeiro momento, estão sendo oferecidas 110 vagas para informática básica e 40 vagas para os cursos de manicure e pedicure e práticas administrativas, sendo 20 para cada um.


O lançamento oficial da versão 2013 do Caminhão da Juventude acontece no próximo dia 20 e as aulas para os inscritos na região da Sede serão realizadas no período compreendido entre 22 deste mês a 02 de agosto. Em seguida, o projeto seguirá para a região das Vilas, onde as inscrições acontecem entre os dias 22 a 26 deste mês na Escola Municipal São José de Ribamar, sendo que as aulas serão realizadas no período compreendido entre os dias 05 a 16 de agosto. O Caminhão da Juventude percorrerá todas as regiões de São José de Ribamar levando aos moradores uma vasta e gratuita carga de conhecimento.


Funcionamento e lan house gratuita – Em menos de três anos, o Caminhão da Juventude já capacitou mais de oito mil jovens ribamarenses. O projeto funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado pela prefeitura no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens.


É importante destacar, ainda, que no horário das 18h às 20h (período no qual os cursos de profissionalização não estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude funciona como uma lan house gratuita. Só para se ter uma ideia, durante o período no qual o Caminhão ficou instalado nas regiões da cidade mais de 50 mil pessoas que não possuem computar em casa, em menos de três anos, utilizaram a Internet gratuita oferecida no espaço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.