Flexibilização

Governo ainda não tem previsão para relaxar o uso de máscaras

Para infectologista, uso de máscara deveria ser suspenso em área aberta; SES alega que medidas como essa estão sendo debatidas

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Relaxamento do uso de máscaras ainda está sendo debatido pela Secretaria de Estado da Saúde
Relaxamento do uso de máscaras ainda está sendo debatido pela Secretaria de Estado da Saúde (máscaras)

São Luís – O Maranhão, como outros estados, participa da discussão acalorada sobre a obrigatoriedade ou não do uso de máscara. De um lado a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – que não tem previsão para relaxamento do protocolo – e de outro a médica infectologista, Maria do Remédios – que acredita que a máscara já deve ser suspensa em locais abertos. Desde o começo do mês de outubro, há uma equipe do Ministério da Saúde, responsável pelo estudo sobre a flexibilização do uso de máscaras no Brasil. Relatório está em fase de finalização.

De acordo com a SES, no momento, não há medida em vigor sobre a desobrigatoriedade do acessório de proteção contra a Covid-19. No entanto, a pasta afirmou que medidas como essa estão sendo debatidas no Maranhão. “Por sua vez, a Casa Civil reitera que não há previsão de relaxamento do uso obrigatório de máscara, tendo em vista que essa medida é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, esclareceu a secretaria.

Procurada por O Estado, a médica infectologista, Maria dos Remédios tem uma opinião diferente sobre o assunto. Para ela, deveria ser suspensa a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas abertas.

“O comprovante de imunização contra Covid-19 deveria ser exigido para acesso a locais fechados. O passo seguinte seria a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, caso a transmissão continue em queda, acompanhando o avanço da vacinação”, pontou a médica.

O que diz a população
A manicure Girlene Sousa, 29, é contra a flexibilização. Nesta terça-feira (19), ela aproveitou para passear com o filho, mas não deixou o acessório de lado. “Eu não acho certo ficar sem máscaras. Ainda não acho que seja o momento”, afirmou.

Para o mecânico de refrigeração Gustavo Sousa, 26, o uso ainda deve ser obrigatório por, pelo menos, mais um ano. “Até porque, com a aplicação da segunda e terceira dose, eu ainda não acho que garante totalmente a imunização”, destacou.

Desde o início da pandemia, o servidor público Júlio Da Hora, 57, usou diariamente a máscara. Segundo ele, não há problema nenhum em continuar usando. “Eu acho que enquanto houver obrigatoriedade é pertinente. Desde que começou eu venho usando, ainda mais que eu trabalho em um setor cultural, fomos os primeiros prejudicados e estamos voltando agora aos poucos, então considero pertinente”, frisou.

Discussão em São Luís
Em São Luís, primeira cidade a aplicar a vacina contra o coronavírus em pessoas até 12 anos – haja vista a rapidez da vacinação na capital maranhense -, ainda não há um debate muito forte sobre o uso da máscara, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “Até o momento, não há debate sobre orientação que não recomende o uso de máscaras como ato preventivo contra a Covid-19,em São Luís”, informou a secretaria.

A Semus ressaltou ainda, que a adoção de qualquer medida obedecerá, ainda, aos critérios estabelecidos por órgãos de controle, como a Anvisa e determinações técnicas do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.