Tradição

Festejo de São José de Ribamar tem encerramento neste domingo

Programação será marcada por missas campais às 6h, 9h e 17h30, na Praça do Santuário; tema é "São José: Pai à sombra de Deus"

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(são jose de ribamar)

São Luís - O Festejo de São José de Ribamar será encerrado neste domingo (26), com programação de missas campais. Segundo o padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário de São José de Ribamar, as missas serão realizadas às 6h, 9h e 17h30, sendo neste último horário a de encerramento, na Praça do Santuário - não haverá celebração dentro da igreja, que permanecerá aberta apenas para orações e devoções.

O padre informou ainda que, às 11h, haverá missa no Ginásio do Patronato. A celebração tornará a ocorrer às 13h e 15h.

O tema do festejo deste ano, “São José: Pai à sombra de Deus”, é inspirado na carta apostólica do Papa Francisco Patris corde, onde ele afirma que São José sempre agiu com um coração de pai e sempre à sombra de Deus e da sua santa vontade.

“O papa também ensina que São José, que cuidou com carinho e protegeu com coragem criativa Jesus e Maria, livrando todos das grandes ameaças e desfeitas, há também de orar pela humanidade face às dificuldades atuais que a realidade impõe às pessoas”, disse o padre Gutemberg Feitosa.

De acordo com o padre, a pandemia não alterou a fé das pessoas, nem o desejo de agradecer a Deus, de celebrar o seu mistério e muito menos a devoção. Ao contrário, tudo se ampliou, de certa maneira, pois as pessoas sentiram mais necessidade de experimentar a palavra de Deus. No entanto, a programação do festejo mudou, assim como no ano passado, ficando mais centrada nas santas missas.

“Pelo segundo ano consecutivo, não realizamos nenhuma romaria nem procissão. Os fiéis comparecem de máscara e ampliamos os horários das missas, bem como as celebrações campais. Usamos, também, o ginásio de esportes do Patronato de São José de Ribamar para incentivar o distanciamento social. Além disso, fizemos treinamentos com os voluntários da igreja e reduzimos a visita da imagem de São José às paróquias e instituições públicas, tanto na capital quanto no interior do estado”, informou o padre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.