Artigo

Minha biografia

Antônio Augusto Ribeiro Brandão *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

“A vida não é aquilo que uma pessoa viveu, mas sim como ela recorda e como recorda para conta-la”. Gabriel Garcia Marquez, frase final do livro “Vivir para contarla.”

Sempre gostei de ler e escrever, exemplos herdados de dona Nadir, minha querida mãe, que tinha pendores para os romances, mas nunca escreveu nenhum e preferiu biografar filhos e netos.

Escrevo para jornais há muito tempo e ainda em Caxias, na década de 60 do século passado, quando retornei do Rio de Janeiro, depois, em São Luís, continuei escrevendo artigos e crônicas, como até hoje; a Faculdade de Economia fui diretor editorial do jornalzinho do Diretório Acadêmico, “O Estilo”, e ainda guardo um exemplar.

De tanto escrever vieram os Livros, a partir de 2007 até este ano: já são quatro em véspera de cinco contando com a minha Autobiografia tornada Biografia, do autor pelo autor, já em campanha de pré-venda e lançamento virtual fixado para o dia 8 de novembro próximo vindouro.

Quando pensei em biografia fiz vários convites, mas ninguém quis assumir a responsabilidade; então, confiado em que ninguém conhece melhor você do que você mesmo, encarei o desafio. Graças a Deus, depois de mais de seis meses, encaminhei os originais à Editora.

Minha biografia está contida em cinco capítulos ou partes: Vivências, Romances, Vida profissional, Viagens e uma Galeria de fotos, e tem um desenrolar cronológico. Procurei ser fiel ao que tenho na lembrança desde os tempos de criança, das narrativas de minha mãe e tias Doninha e Santa, nas casas onde morei, em Caxias, São Luís, Colinas (antigo Picos), Rio de Janeiro, viagens e estadas na casa do meu Augusto, na rua do Pespontão.

Procurei ser discreto ao falar sobre romances e vida profissional, e mesmo assim talvez algumas lembranças ou referências tenham escapado, mas penso que fui fiel ao relembrar e descrever os fatos que realmente importaram, principalmente os mais alegres.

O capítulo sobre Viagens é uma homenagem à Conceição, minha inesquecível esposa, que nos deixou em 2013; entre 2009 e 2012, viajamos ao exterior seguidamente com ênfase às comemorações das nossas Bodas de Ouro, em 2011.

Finalmente, a Galeria de fotos tenta resumir os momentos mais importantes vividos em família, entre os pais, esposa e filhos, desde poucos meses de nascido até o Natal de 2012, quando a família reunida posou para a posteridade.

Em virtude das restrições sanitárias vigentes, o lançamento oficial de “Biografia” será em sessão virtual, no dia 8 de novembro, em Livre com acesso através de ‘link’; uma campanha de pré-venda, entretanto, já está iniciada através da Livraria AMEI, para os que desejarem – assim espero – reservar ou adquirir o Livro; no tempo certo, uma sessão de autógrafos deverá ser programada à recepção dos familiares e amigos.



* Economista. Membro Honorário da ACL e da ALL, e Membro Efetivo Fundador da AMCJSP. Associado ao Centro Internacional Celso Furtado. Filiado à IWA e ao Movimento ELOS Literários



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.