Teatro

Espetáculo "O que vejo no escuro" será apresentado nesta sexta

Produção é da dramaturga e atriz cega Zeneide Cordeiro/MA e será apresentado no Teatro do Sesc

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(espetáculo o que vejo no escuro)

São Luís - Compondo a programação do Projeto Sesc Mãos à Obra, o espetáculo teatral “O que vejo no escuro” estreia nesta sexta, (10) às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton com entrada gratuita e ingressos limitados. Essa programação será acessível em Libras e audiodescrição.

A atriz, doutoranda em Ciências Sociais - UFMA e pessoa cega Zeneide Cordeiro/MA, protagonizará sua primeira dramaturgia teatral, criada ainda na sua adolescência. Ela interpretará a personagem Zoli, construída no seu universo de formas, cores, luzes, raios, sons, cheiros, gostos e sensações. Nesse universo, o amarelo pode ser branco e o branco pode ser laranja, nele tudo é possível e real, tudo é simples e complexo ao mesmo tempo. A aparência não importa, o belo e o feio estão no ouvir, no sentir e no cheirar. No palco, Zoli falará sobre o que vê no escuro, mostrará sua força, sua beleza, sua luta e seu amor em ensinar que sonhos são para serem realizados.

Sobre o espetáculo

O espetáculo é um monólogo de autoficção que conta a história de Zoli, uma mulher cega que sonha em ser uma artista famosa e acredita que Bili, sua bengala, fala e é um ser sentimental e alegre. Zoli e Bili mostram de forma lúdica, diversas situações cotidianas de uma artista cega que mora no Maranhão. O espetáculo debate questões de gênero, sexualidade, corpo, acessibilidade, inclusão e a dicotomia entre ver e enxergar a partir da “visão” de uma mulher cega. A classificação é 16 anos. A direção é de Tayres Pacheco/PA, a sonoplastia de Maria Itskovich/MA, iluminação de James Lopes/MA e produção cultural da Mará Cult Produções (Andressa Cabral/MA). Os ingressos podem ser retirados 30 minutos da bilheteria do teatro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.