Curso

Sesc Dramaturgias 2021 abre inscrição para Oficina "A luz em movimento da Live a Cena"

No Maranhão, o módulo de Dramaturgia da iluminação com a oficina "A luz em movimento da Live a Cena", ministrada por Luciana Raposo- PE, acontece de 16 a 20 de agosto, das 14h30 às 17h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Luciana Raposo vai ministrar oficina
Luciana Raposo vai ministrar oficina (luciana raposo)

A programação 2021 do projeto Sesc Dramaturgias foi adaptada para o contexto de emergência de saúde e crise econômica que o país atravessa. Dessa forma, as oficinas serão realizadas exclusivamente em formato on-line. No Maranhão, o módulo de Dramaturgia da iluminação com a oficina “A luz em movimento da Live a Cena”, ministrada por Luciana Raposo– PE, acontece de 16 a 20 de agosto, das 14h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de agosto pelo link https://forms.office.com/r/mNh1QYHe0z . As aulas serão realizadas na plataforma virtual Microsoft Teams, incluindo disponibilização de material complementar aos participantes.

A oficina “Dramaturgia da Iluminação – A luz em Movimento da Live a Cena” traz um panorama que abrange aspectos objetivos e subjetivos, com abordagem técnica e poética da dramaturgia da Luz no processo criativo. Seu objetivo é promover a integração das linguagens (dança, teatro e luz) e o diálogo entre os elementos e atores no contato, no desenho e pintura do corpo no espaço a partir da ação da luz na composição.

A oficina também proporcionará um debate técnico sobre temas relacionados à iluminação,

um arcabouço necessário para o entendimento e a discussão sobre o processo dramatúrgico da luz na criação de uma obra cênica, seja nos tempos atuais, nos ambientes on-line, quanto nos ambientes cênicos convencionais.

Os estudos práticos serão em torno dos seguintes módulos: Noções Básicas de Elétrica; Conceitos e práticas da Luz cênica doméstica e não doméstica; Potencialização e possibilidades da luz doméstica (luz natural e/ou artificial em ambientes limitados); O lugar poético da luz e suas dimensões em ambientes limitados; Fontes de luz em relação aos pontos e nuances; Equipamentos para iluminação cênica residenciais e convencionais, tanto os mais comuns quanto construídos, e Tipos de lâmpadas, cores e filtros.

Luciana Raposo é designer de luz e integrante do Coletivo Lugar Comum e de diversos grupos da cidade de Recife. Iniciou sua carreira profissional no campo da iluminação em 1997 fazendo montagem e operação do espetáculo Auto da Compadecida, da Dramart Produções. Além do trabalho artístico como iluminadora, realiza várias consultorias em Projetos de Iluminação Cênica e é coordenadora técnica em importantes Festivais do estado.

Em 2021, o projeto Sesc Dramaturgias completa 23 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa continuada com foco na experimentação e pesquisa, promovendo oficinas experimentais que possibilitam intercâmbio artístico entre coletivos cênicos, estudantes e profissionais altamente qualificados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.