Artigo

Imortal Benedito Bogéa Buzar

José Carlos Sousa Silva *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

No dia 02(dois) de agosto de 1990, o Dr. Benedito Bogéa Buzar foi eleito Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras e no dia 10(dez) seguinte foi empossado e assim passou a ser Ocupante da Cadeira nº13, merecidamente.

Neste Jornal, edição de 13 de agosto de 1990, foi publicado artigo de minha autoria e no qual afirmei: “Eu tive a satisfação de assistir à posse de Benedito Bogéa Buzar na Academia Maranhense de Letras, sob a Presidência de Jomar Morais e secretariada por José Chagas.”

No referido artigo eu ressaltei: “O discurso de Benedito Bogéa Buzar é, sem dúvida, uma peça literária digna de quem realmente merece estar entre os Imortais Maranhenses. O seu ingresso na Academia Maranhense de Letras é um coroamento ao que fez como escritor e jornalista.”

Ele não lutou para ter. Lutou, sim, para ser digno cidadão, escritor, jornalista e profissional completamente liberal e assim revelando sempre as grandezas da sua inteligência, cultura e honestidade.

Ele nasceu na cidade Itapecuru, no Maranhão, a 17 de fevereiro de 1938. Já completou, portanto, 83 anos em 17 de fevereiro de 2021. É filho do exemplar casal Abdala Buzar Neto e Deonila Bogéa Buzar. Este casal nasceu do amor e assim cresceu e construiu uma família digna do respeito, da admiração eterna e dos aplausos de todas as pessoas.

O Município Itapecuru merece ser reconhecido também como berço de muitas pessoas inteligentes e cultas e entre as quais José Cândido de Moraes e Silva, Joaquim Gomes de Sousa, Salomão Fiquene, Mariana Luz, Pedro Nunes Leal e João Duarte Lisboa Serra.

O Dr. Benedito Bogéa Buzar já exerceu os cargos de Vice-Presidente e de Presidente da Academia Maranhense de Letras e revelando sempre muita competência e cordialidade diante de todas as pessoas.

Ele sempre soube, sabe pensar, sentir, ouvir, falar e escrever e com essas importantes qualidades chegou à Imortalidade.

Assim, ele está onde merece estar. Sempre viveu e vive sabendo viver e sem ameaçar, danificar ou destruir a vida de ninguém.

Sempre respeitou, admirou e obedeceu as lições de Deus e assim segue na vida e pela vida e sempre fazendo o bem para as pessoas dignas, merecedoras.

Eu o conheci no início da década de 1960 e a partir daí trabalhei muito com ele e também muito aprendi.

Ele sempre soube trabalhar, estudar e ensinar e, por isso, hoje, sabe onde está merecidamente.

Estou também na Academia Maranhense de Letras, Ocupante da Cadeira nº33, cujo Patrono é Pedro Nunes Leal, que nasceu em Itapecuru, em 22 de agosto de 1823 e faleceu em São Luís, Capital do Estado Maranhão, em 07(sete) de novembro de 1901.

Eu tenho e guardo, portanto, dentro de mim, muitos motivos para admirar e respeitar sempre as pessoas que nasceram em Itapecuru e que, a seguir, cresceram através do uso de suas inteligência e cultura.

A amizade não nasce do nada, nasce da união e cresce pela perfeição. Assim cresce no tempo e nunca desaparece.

* Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.