Para festejar

Restaurantes e bares estão na expectativa para o Dia dos Pais

Com flexibilização, data comemorada neste domingo deve movimentar cerca de 200 espaços, que esperam aumentar o faturamento, já que foram dois anos em branco, por causa da pandemia

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Espaços estão preparados para receberem os pais e suas famílias, para comemorar a data especial
Espaços estão preparados para receberem os pais e suas famílias, para comemorar a data especial

Delivery
O proprietário, Werther Bandeira, lembra que a casa continua seguindo os protocolos sanitários para oferecer um ambiente seguro para todos os clientes e colaboradores. “Para os filhos que, devido à pandemia, preferirem homenagear os pais em casa, a Villa do Vinho recebe pedidos para delivery”, frisa o empresário.

Segundo a presidente do Sindicato Empresarial de Bares, Restaurantes e Similares, Camila Di Minda, com o prolongamento do horário de fechamento desses estabelecimentos na capital maranhense, os proprietários têm conseguido respirar um pouco mais, melhorando o faturamento. Com o processo acelerado de vacinação dos últimos meses e mais pessoas circulando, a expectativa é que haja um incremento em relação a 2020.

“Nossa expectativa é que as famílias comemorem a data nos restaurantes. Todos os estabelecimentos estão preparados para receber o público garantindo a segurança de todos, a partir dos protocolos sanitários. Tudo indica que este ano será melhor do que o ano passado”, frisa.

Estabelecimentos

Camila Di Minda informa que quase 200 estabelecimentos, entre restaurantes e bares, estão cadastrados no Sindicato e todos estão se programando para a data especial, tanto para o horário do almoço quanto para o do jantar. Ela diz que a maioria trabalha, também, com o sistema delivery, voltado para aquelas famílias que preferem comemorar a data em casa. Além de distanciamento entre meses, haverá medição de temperatura na entrada.

As plataformas de delivery, por sinal, vêm crescendo como canal de compras para o Dia dos Pais. A intenção de comprar por elas subiu de 5% em 2020 para 9,6% em 2021. As redes sociais também apresentaram crescimento: de 9% para 11% no mesmo período de comparação. Essa é uma oportunidade para movimentar os restaurantes.No comércio virtual, o faturamento com as compras para o Dia dos Pais no ano passado ficou próximo de outras datas importantes para o comércio, como Dia das Mães (R$ 3,7 bilhões) e Natal (também R$ 3,7 bilhões).

SAIBA MAIS

Dia dos Pais com segurança

De forma geral, há alguns pilares que são mais importantes para evitar a infecção e a disseminação do novo coronavírus. São elas:

  • - Higienização constante do ambiente e das mãos
  • - Uso de máscaras e evitar aglomeração
  • - Em atividades de comemoração como o Dia dos Pais, o ideal é observar detalhes se for sair de casa. Veja se há pessoas falando ou conversando em cima da comida, em casos de serviços de self-service ou bufê
  • - Se possível, opte por áreas abertas e externas
  • - Observe a disponibilização de álcool em gel e a constante limpeza de superfícies, o que deve ser feito após a saída de cada cliente do ambiente
  • - É essencial ver se há separação de dois metros entre as mesas
  • - Verifique se o distanciamento social é respeitado também do lado de fora dos restaurantes
  • - Após a escolha do local, o próprio consumidor deverá se atentar para a higienização das mãos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.