Vistoria sanitária

Fiscalização será intensificada no fim de semana

Vistorias são voltadas ao cumprimento das medidas sanitárias para evitar proliferação do coronavírus

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ações de fiscalização serão realizadas no fim de semana do Dia dos Pais
Ações de fiscalização serão realizadas no fim de semana do Dia dos Pais (Vigilância Sanitária)

São Luís - Domingo, 8, é o Dia dos Pais. Nesta data, muitas famílias aproveitam para ir à praia, ao restaurante, barzinho, cinema e até mesmo ao shopping, mesmo no período pandêmico. Para evitar aglomerações e a proliferação da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que neste fim de semana as ações de fiscalização realizadas pela Vigilância Sanitária serão intensificadas, e o principal alvo são os estabelecimentos comerciais e orla da Grande Ilha.

A SES, por meio de nota, afirmou que as ações de fiscalização serão realizadas neste fim de semana e seguem o plano estabelecido pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão para enfrentamento da Covid-19, tendo como foco das ações os protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia.

Também informou que qualquer estabelecimento que venha a descumprir as normas sanitárias é inspecionado, quando denunciado nos canais de comunicação do Governo do Maranhão. Locais, como bares, restaurantes, casas de eventos, supermercados, shopping centers, praias e instituições de ensino, fazem parte da agenda de fiscalização das equipes.

A SES alerta à população da necessidade da continuidade do uso de máscaras de proteção, distanciamento social, higienização das mãos e da segunda dose da vacinação contra a Covid-19 para manter o ritmo de contágio abaixo de 1 em todo o estado.

Descumprimento das normas
No fim de semana passado, que coincidiu com o término das férias escolares, parecia que o período pandêmico tinha terminado. As praias, o Centro Histórico e a maioria dos bares da cidade mostraram sinais de desrespeitos das normas sanitárias, todos esquecidos da doença, que ainda causa vítimas em todo o estado. Somente na capital, segundo a SES, mais de 45 mil moradores já foram infectados pelo novo coronavírus e já houve o registro de mais de 2.500 óbitos.

Na Avenida Litorânea, o desrespeito às normas sanitárias contra a proliferação da Covid-19 pode ser visto com vários pontos de aglomerações de pessoas no calçadão. A maioria delas não usava máscara no rosto, e bares estavam lotados. Na faixa de areia tinham pessoas acampadas, jogando bola, sendo que poucas usavam a proteção no rosto.

Vários bares da cidade estavam lotados, principalmente aqueles com música ao vivo ou transmitindo jogo de futebol. As mesas, sem o distanciamento adequado, e várias pessoas não usavam a máscara no rosto. Poucos que usavam ainda era de forma inadequada, ou seja, sem cobrir totalmente o nariz.

Mais sinais de desrespeito às normas sanitárias foram constatados no Cento Histórico, com aglomeração de jovens e adultos. Muito deles estavam sem máscara. No dia primeiro deste mês, foi registrado um princípio de tumulto, mas, acabou sendo controlado pela Polícia Militar. Os militares apreenderam duas armas brancas e duas caixas de som.

Balanço
Uma força-tarefa de fiscalização da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão da SES, foi montada desde o começo do período pandêmico para realizar vistorias voltadas para o cumprimento das medidas sanitárias. Um total de 15.357 ações da Suvisa já ocorreram de março do ano passado até a primeira semana deste mês, na Ilha.

As inspeções são realizadas de forma diária, em três turnos e com alvo em estabelecimentos e pontos comerciais. A Suvisa conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

Até agosto de 2021, foram realizadas 13.667 verificações, 1.523 estabelecimentos comerciais visitados, 121 barreiras sanitárias foram realizadas no aeroporto Marechal Cunha Machado, no Tirirical, e outras 46 ações no trânsito em São Luís.

Foram lavrados 16.484 Termos, sendo 13.667 de fiscalização e 2.250 de Intimação exigindo o cumprimento de diretrizes sanitárias. Entre os segmentos com maiores índices de vistorias, moda, com 17,2% (2.644 inspeções), seguido das categorias bares/restaurantes com 16,7% (2.560) e lanchonetes com 10,3% (1.576).

Durante as ações já foram lavrados 391 Autos de Infração, conduzindo para abertura de processos administrativos sanitários para os estabelecimentos que descumprem os decretos estaduais, com possível aplicação da penalidade de advertência; 72 multas; e 104 interdições sanitárias de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir o decreto estadual. Entre os bairros, o Centro (8,4%), Calhau/Litorânea (7,6%), São José de Ribamar (7,5%), Cohatrac I, II, III, IV e V (5,2%), Cohab (4,2%), Turu (3,6%) e Cohama (3,5%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.