Ações contra o coronavírus

Covid-19: nova flexibilização de medidas sanitárias entra em vigor

Trabalho de fiscalização é realizado pela Vigilância Sanitária e visa observar se o estabelecimento está cumprindo os protocolos contra o coronavírus; somente neste ano houve 2.191 ações de fiscalização

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Bares se preparam para receber público até mais tarde, com nova flexibilização
Bares se preparam para receber público até mais tarde, com nova flexibilização (bares)

São Luís - Medidas sanitárias contra a Covid-19 mais flexíveis, anunciadas pelo governador Flávio Dino, passam a vigorar a partir desta terça-feira, 6, mas, de acordo com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), as ações de fiscalização em festas, bares e restaurantes seguem sendo realizadas de forma diária na Grande Ilha. Somente neste ano, ocorreram 2.191 atividades de fiscalização, e foram aplicados 72 multas e 94 interdições sanitárias a estabelecimentos que descumpriram os decretos estaduais.

A nova flexibilização pode passar a impressão de um “liberou geral” para muitas pessoas, inclusive donos de pontos comerciais, mas o novo coronavírus continua fazendo vítimas. Segundo os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em todo o estado já foram confirmados 320.387 casos confirmados de Covid-19 e um total de 9.147 óbitos, desde o início da pandemia.

O superintendente da Suvisa, Edmilson Diniz, explicou que o acesso a vacina contra o novo coronavírus tem dado às pessoas a falsa ideia de que a pandemia está resolvida. “É importante lembrar que, mesmo com a vacina, todos os cidadãos precisam continuar cumprindo as medidas básicas de proteção, para mantermos o controle da doença”, ressaltou.

Ele ainda afirmou que as equipes da Suvisa seguem atuando diariamente em fiscalização na Região Metropolitana de São Luís, tendo como alvo eventos, bares e restaurantes, para observar se estão sendo cumpridos os decretos e os protocolos sanitários, que visam evitar a proliferação do novo coronavírus. O trabalho é realizado nos três turnos, incluindo, sábado, domingo e feriados.

Ações
Edmilson Diniz disse que o trabalho da Suvisa, no decorrer deste ano, já resultou em mais de seis mil autuações de inconformidades, como a ausência de itens de controle e higienização, cartaz com instruções; desrespeito ao distanciamento social; não disponibilização de álcool em gel; de aglomerações; e não uso de máscara. Também foram observados desrespeito ao distanciamento entre cadeiras e mesas e a falta da circulação de ar com ventilação natural.

As ações da Suvisa deste ano resultaram em 72 multas e 94 interdições sanitárias de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir os decretos estaduais. Somente em bares e restaurantes da Grande Ilha foram 2.191 ações de fiscalização. Entre as localidades que mais foram fiscalizadas estão Centro, São José de Ribamar, Calhau, Litorânea, Cohatrac, Cohab, Cohama e o bairro do Turu.

As denúncias sobre o descumprimento das medidas restritivas podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no número 160; ou pelos números (98) 98451-354, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA); e (98) 99207-7468, do Procon.

Medidas flexíveis

O governador Flávio Dino, em entrevista à imprensa, realizada no último dia 2, adotou medidas mais flexíveis em razão da redução dos casos de Covid-19 e internações na rede hospitalar. Entre as novas normas sanitárias estão a restrição de 150 pessoas em eventos em todo o estado, funcionamento de bares e restaurantes e a realização de eventos até as 0h na Grande Ilha.

Também na Ilha de São Luís, a capacidade de supermercados, academias, salões, bares e restaurantes foi ampliada para 70% e permitidas a administração pública estadual com 80% da capacidade, e igrejas, com 70%; grupos de risco vacinados retornam ao trabalho, exceto gestantes; comércio e indústria, das 9h às 21h; e as medidas estão vigentes até 12 de julho deste ano.

SAIBA MAIS

Saldo da fiscalização da Suvisa neste ano na Ilha

  • Ações de fiscalização: 2.191 ações
  • Multas: 72 estabelecimentos multados
  • Interdições: 94 pontos comerciais interditados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.