Artigo

Região Nordeste do Brasil

José Carlos Sousa Silva *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O Brasil está localizado na América do Sul e cuja capital é Brasília e tem como limites Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Oceano Atlântico.

Há no território do Brasil as Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Todas as Regiões no Território do Brasil têm características próprias, específicas e nelas residem brasileiros e brasileiras inteligentes e que sempre se dedicaram aos estudos e aos trabalhos diariamente.

Aqui, hoje, não disponho de espaço suficiente para mencionar todas as Regiões e os seus respectivos estados em todo o território brasileiro.

Por esse motivo, menciono aqui, hoje, apenas a Região Nordeste do Brasil e os seus Estados, num total de 9 (nove), que, com os demais outros, em outras regiões, formam a República Federativa do Brasil, em união indissolúvel e constituindo Estado Democrático de Direito.

A Região Nordeste do Brasil é composta dos Estados Maranhão -,capital São Luís-, Piauí - capital Teresina-, Ceará - capital Fortaleza-, Rio Grande do Norte - capital Natal-, Paraíba - capital João Pessoa-, Pernambuco - Capital Recife-, Alagoas - capital Maceió-, Sergipe - capital Aracajú-, e Bahia - capital Salvador-.

A Região Nordeste do Brasil está numa área de 1.554,257km², ocupada, habitada, por uma população superior a 51 milhões de habitantes.

Esta Região é muito importante e significante no território brasileiro, pois aí estão muitas fontes, adequadas, essenciais para a ampliação da riqueza em todo o Brasil.

Os dirigentes dos Poderes Político e Econômico, no Brasil, devem unir-se urgentemente e sob o amparo das lições e recomendações de conteúdos científicos e tecnológicos em benefício do povo brasileiro e, em especial, das pessoas residentes na sua Região Nordeste.

Os nordestinos e as nordestinas, no Brasil, não merecem tratamento discriminatório de ninguém, pois são pessoas brasileiras e dignas do completo respeito e apoio nos seus trabalhos e nos seus estudos sempre.

O povo brasileiro em geral merece estar em união completa e em benefício de todas as Regiões no território do Brasil.

A República Federativa do Brasil é do povo brasileiro e por ele deve ser administrada com apoio nas ciências, nas tecnologias e na honestidade completa através de atos e fatos e sob o comando também dos princípios e das regras constantes na Constituição do Brasil.

As regras constitucionais são indicadores adequados e especiais para os que dirigem o poder político no território brasileiro.

Ninguém tem o direito de descumprir o que está determinado na Constituição do Brasil.

Eu sou brasileiro, nordestino, pois nasci no Maranhão, onde muito estudei, estudo, trabalhei, trabalho, e assim eu me encontrei, de perto, com brasileiros e brasileiras, pessoas dignas da admiração e do respeito completo de todas as demais pessoas no mundo.

Finalmente, aqui, peço a Deus proteção à saúde e à vida de todas as pessoas.

* Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.