São Luís

Moradores do centro denunciam vandalismo na Praça da Bíblia

Grade que cobria trecho de galerias de escoamento de água da chuva foi furtada e buraco aberto é perigo para transeuntes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Grade de galeria da Praça da Bíblia foi furtada
Grade de galeria da Praça da Bíblia foi furtada (Praça d Bíblia)

São Luís - Moradores do Centro de São Luís denunciam ações de vandalismo na Praça da Bíblia, equipamento público entregue pela Prefeitura à população, reformado, no dia 4 de agosto do ano passado. Recentemente, a grade que cobria um trecho de galerias de escoamento de água de chuva e protegia pedestres de acidentes foi furtada, o que revela, também, a falta de vigilância na área.

De acordo com Joberth Lima, que trabalha em um posto de gasolina instalado nas proximidades, a peça furtada estava afixada na calçada, a poucos metros da única parada de ônibus existente no logradouro, na Avenida Kennedy, no sentido de quem segue em direção ao Parque do Bom Menino.

“Dá para perceber, claramente, que a grade foi roubada e o pior é que o buraco fica aberto, sendo um perigo para quem passa por ali, principalmente crianças, andando ou de bicicleta. É que a praça recebe a comunidade, diariamente, para práticas de lazer. É perigoso, também, para idosos”, frisou Joberth Lima.

Preservação

Francisca Mourão, moradora do bairro, disse que a Prefeitura de São Luís deveria repor o material, mas que, mais do que isso, as pessoas precisam ter consciência de que é preciso preservar a “coisa pública”. Ela considera, ainda, que é necessária uma vigilância constante na área, para evitar ações como essa. “Foi reformada para todos nós e precisamos cuidar. O problema é que a bandidagem existe e não está nem aí para nada. Nosso medo é que, aos poucos, a praça volte a ser como era antes, ou seja, toda quebrada e mal arrumada. Daí a necessidade de uma vigilância, pelo menos à noite”.

A Praça da Bíblia tem 7.500 metros de extensão e, com a reforma executada ano passado, recebeu três quiosques de alimentação, playground para a recreação infantil, academia ao ar livre para idosos e sala para o Comitê Gestor da Praça da Bíblia. Ganhou, também, nova parada de ônibus, abrigo de táxi, área verde, área livre para recreação, passeios e espaço para a realização de eventos sociais e culturais. Foi implantada iluminação em LED, mobiliário urbano como bicicletário, lixeiras para o descarte adequado de resíduos sólidos, bancos, guarda-coco, entre outras coisas.

Mais

A Prefeitura de São Luís enviou nota a O Estado explicando a situação da Praça da Bíblia: "
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que realiza rondas ostensivas e preventivas na Praça da Bíblia e no seu entorno, por meio da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), para evitar atos de vandalismos e a prática de delitos contra os frequentadores.
O logradouro é patrulhado pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), que intensificará a presença na região, a fim de impedir a depredação do patrimônio público. A secretaria comunica, ainda, que o GPA informou à direção do Comitê Gestor da Praça da Bíblia sobre os furtos recentes.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que, tão logo tomou conhecimento do furto, realizou vistoria no local, e que está providenciando a colocação de uma nova grade no lugar da que foi furtada", diz a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.