As telhas da Concha Acústica da Lagoa da Jansen, em São Luís, estão sendo furtadas. O espaço, abandonado, deteriora-se gradativamente pela ação do tempo, o que favorece atos de vandalismo.
O furto acontece principalmente durante a noite, quando diminui a vigilância no local. Durante o período da manhã, apenas um vigia faz a segurança, para evitar mais depredação. Sem a cobertura superior, a água da chuva facilmente entra e fica empoçada, fazendo com que o espaço sirva de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Em março deste ano, o portal Imirante.com divulgou um vídeo que mostrava dois homens flagrados furtando telhas da concha. Nas imagens, um deles aparece em cima da estrutura, enquanto o outro carregava as telhas na cabeça. Os dois suspeitos, identificados como Francisco José de Sousa e Ubenilson Fonseca, foram detidos pela polícia por causa do crime.
Abandono
A Concha Acústica da Lagoa da Jansen já foi espaço para a realização de muitos eventos artísticos, mas hoje está esquecida. As paredes, que tinham isolamento acústico, estão perfuradas. Ao redor, o mato está alto e um pequeno fosso, que separa o palco da plateia, está cheio de água parada por causa das últimas chuvas.
Atrás do palco, a parte reservada aos camarins e suporte aos artistas está destruída. Banheiros tiveram as pias quebradas, portas foram arrancadas, portões arrombados, lâmpadas e fiação elétrica foram furtadas.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou que, para garantir a segurança patrimonial da Concha Acústica, existe um contrato com empresa de segurança privada e que, em caso de eventuais prejuízos, os mesmos são ressarcidos pela empresa contratada. Além disso, a Sema ressaltou que este mês será aberto o processo licitatório para reforma, adequação e adaptação da Concha Acústica e dos quiosques localizados ao longo do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.
Saiba Mais
- Moradores do centro denunciam vandalismo na Praça da Bíblia
- É preciso preservar para usufruir: pichações retiradas na Deodoro
- Deodoro: pichação em bancos já é uma realidade
- Vandalismo causa perigo para quem frequenta o Centro Histórico de SL
- Sede do PT maranhense é atacada com pichações pró-Bolsonaro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.