Tradição junina

Igrejas não terão batizados de grupos de bumba-boi no Dia de São João

Paróquia de São João, por exemplo, fará apenas missa solene e carreata pelas Ruas do Centro Histórico em homenagem ao santo; grupos de bumba meu boi programam eventos virtuais e presenciais, mas com número reduzido de brincantes e convidados

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Igreja de São João terá missa e carreata no dia do santo
Igreja de São João terá missa e carreata no dia do santo (Igreja de São João)

São Luís - As igrejas de São Luís não receberão grupos folclóricos para batizados no Dia de São João (24 de Junho), por causa da pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomerações. Na paróquia que leva o nome do santo, localizada no Centro Histórico de São Luís, que recebe o maior número de fieis neste período do ano, por exemplo, o festejo do padroeiro será celebrado apenas com missas e carreata. O tema será “Ele anunciou Jesus, o Cordeiro de Deus”.

A paróquia não contará com as diversas apresentações de bumba meu boi, dança portuguesa e quadrilhas no largo, como reza a tradição em praticamente todas as igrejas da capital. No entanto, busca angariar fundos, uma vez que passa por dificuldades financeiras. Por isso, comercializará camisas do festejo e receberá doações por meio da conta da paróquia (Agência-2972-6; Conta-58690-0; CNPJ 06.495.706/0001-91 - Banco do Brasil).

A missa solene de encerramento do festejo na Igreja de São João será celebrada pelo arcebispo emérito e administrador apostólico da Arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário às 16h, seguida de carreata pelas ruas do Centro Histórico.

Como as igrejas não receberão público para os tradicionais batizados, os grupos folclóricos promoverão eventos em suas sedes ou de forma virtual, com número reduzido de pessoas e adoção de protocolos sanitários contra a Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel, tanto os presenciais quanto os virtuais. Os batizados contarão com a participação de padres para abençoar os brincantes, apesar de eles não se apresentarem em arraiais este ano.

Uma das manifestações folclóricas que já definiu a data do batizado é o Boi da Maioba. Segundo o presidente do boi, José Inaldo Ferreira, o ritual será realizado no dia 23 de junho, às 23h, no Viva Maioba. “Nosso batalhão será batizado pelo padre Flávio Collins, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, do bairro Cohatrac. Queremos manter essa tradição, apesar da pandemia”, disse José Inaldo Ferreira, acrescentando que o boi também realizará romarias, em formato de carreatas, nos dias 23, 28 e 30 de junho e 4 de julho, com músicos tocando em cima de um caminhão.

O Boi de Maracanã também realizará seu batizado presencial, no dia 23 de junho, às 23h. Na ocasião, será apresentado o novo couro de boi, que está sendo chamado de “Realeza de São João”. “O evento será restrito, por causa da pandemia. Nós iniciaremos a programação com a reza em homenagem a São João e, depois, haverá o ritual de batizado do boi, com as bênçãos do padre e a participação dos padrinhos, como sempre realizamos todos os anos”, explicou Maria José Soares, presidente do grupo folclórico.

Procissão
No dia seguinte, o “Batalhão de Ouro” fará uma procissão em formato de carreata também, com a participação de simpatizantes do boi e da comunidade. O desfile de veículos passará pelas ruas de Maracanã, principalmente pelos pontos onde o boi costuma se apresentar todos os anos, como terreiros, casas de umbanda e outros espaços.

De acordo com Clarissa Lobato, coordenadora geral do Boi de Morros, sotaque de orquestra, o grupo folclórico fará uma live para marcar o batizado do couro do boi, dia 29 de junho, às 23h. “Nós estamos programando para celebrar os 45 anos do boi. Infelizmente, o número de infectados pela Covid-19 aumentou agora em junho e isso nos atrapalhou um pouco, pois tivemos pessoas da diretoria do boi infectadas e tivemos de suspender algumas programações virtuais. Nós iremos batizar também o nosso novo figurino”, disse Clarissa Lobato.

SAIBA MAIS

Igreja de São João

Dia 23 – Quarta-Feira - Missas 12h e 17h
Tema “A visita de Maria a Isabel: A alegria do encontro”. (Lc 1,39-56)

Dia 24 – Quinta-Feira – Missas 8h, 12h e 16h
Tema “O Nascimento de João Batista – A festa na montanha”. (Lc 1,57-80)
Carreata após a missa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.