Ronierd Barros - empresário

"O cenário imobiliário no Maranhão é positivo"

Ele revela que a pandemia do novo coronavírus teve um efeito contrário no ramo da construção civil, com maior adesão das pessoas à compra e financiamento de imóveis

Evandro Júnior/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ronierd Barros é engajado no mercado imobiliário há 23 anos
Ronierd Barros é engajado no mercado imobiliário há 23 anos (ronierd barros)

São Luís - Engajado no mercado imobiliário há 23 anos, o empresário Ronierd Barros, natural da cidade de Grajaú (MA), não parou de trabalhar nem mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Suas empresas desbravam o interior, focadas em planejar novos bairros nos municípios maranhenses. Os loteamentos levam a marca “Cidade dos Sonhos”, título que faz jus à assinatura RB, reconhecida pela excelência no trabalho de conceber empreendimentos imobiliários e áreas habitacionais planejadas.

Ronierd Barros comanda as empresas RB Empreendimentos, RB Consultoria, AMRB Locação, RB Agropecuária e RB Sol Construções, além de várias SPEs (Sociedade de Propósito Específico) do ramo imobiliário. Ele conta que seus empreendimentos buscam oferecer, também, uma segunda moradia, pois muitos maranhenses e pessoas de outros lugares residentes no estado passaram a desejar uma casa em área rural, não somente para morar, mas, também, para passar férias ou desfrutar de feriados e fins de semana.

“Nos últimos meses, estamos trabalhando com foco total para lançarmos um condomínio de chácaras na beira do rio, no município de Grajaú, apostando na natureza para proporcionar mais saúde física e emocional às pessoas. Sem falar na privacidade e liberdade que esse tipo de empreendimento enseja. Além disso, lançaremos o loteamento Parque dos Ipês, em Barra do Corda, que se revela único e contará com lotes residenciais e comerciais”, adianta.

Quando senta para analisar o atual cenário sanitário, o empresário conclui que a pandemia trouxe incertezas para todos os ramos de negócio e afetou a todos emocionalmente, mas não foi tão ruim assim para o mercado onde ele atua. “Muitos maranhenses perderam seus empregos, desanimaram com o cenário econômico e sentiram a perda de seus entes queridos. Mesmo assim, do ponto de vista imobiliário, foi positivo. Atingimos um auge de lançamentos em todos os segmentos do ramo, tanto na capital como no interior”, garante.

Ele revela que suas empresas expandiram operações e conquistaram excelentes resultados neste período, uma vez que muitos voltaram a dar mais valor para a moradia, pois tiveram de se isolar e resolver tudo de dentro de suas residências. “Assim sendo, a previsão para 2021 é animadora. Com a economia voltando à ativa, a expectativa é que muitos contratos sejam assinados. Friso alguns condomínios horizontais com a nossa marca, como o New Ville, em Imperatriz, Portal do Mar, na Praia de Ponta Verde, em São José de Ribamar, e Dahma e Aphaville, na Grande Ilha”.

Para o empresário, a pandemia valorizou e fortaleceu o turismo interno, pois as pessoas despertaram para o regionalismo. “A máquina do turismo é muito forte, movimenta a economia, gera receita, trabalho e, claro, renda. Cito como exemplo os Lençois Maranhenses, o Delta do Parnaíba, as chapadas no Sul do Maranhão, as deslumbrantes cachoeiras e as nossas praias da Grande Ilha, como Raposa, Ponta Verde, Panaquatira, entre tantas outras”..

Acesso
Segundo Ronierd Barros, o segmento imobiliário é responsável por um índice de 8% a 10% do PIB Nacional. Além disso, ele afirma que 2021 é um ano de tendências para a construção civil no Brasil, no geral, pois as construtoras estão facilitando o acesso aos imóveis, com menos burocracia. As instituições financeiras do país, por sua vez, estão com acesso facilitado. Ou seja, muitos que não teriam a oportunidade de comprar um imóvel passaram a pensar nessa aquisição, devido a essas facilidades.

O maranhense acredita que dias melhores virão e que a vacina de imunização contra o novo coronavírus é uma grande vitória. “O que estávamos prevendo vem acontecendo, ou seja, uma queda no número de hospitalizações e de mortes, uma vez que a população de risco está sendo vacinada”, frisa.

Ele enfatiza que o isolamento social não foi totalmente ruim para as empresas da construção civil, pois nesse período foram realizadas negociações online e o mercado está otimista para os próximos anos.

“A redução dos juros representa um desconto significativo em parcelas de imóveis financiados. Percebemos o quanto a pandemia mudou a rotina das pessoas. Se você passou a ficar mais tempo em casa, deve ter percebido a importância de investir em espaços mais aconchegantes. De fato, muitas empresas do ramo da construção civil pensaram que as vendas seriam reduzidas devido à pandemia. Mas não foi isso que aconteceu. Tivemos um efeito contrário, com um aumento interessante nas vendas. Considero, mais uma vez, que as tendências do mercado imobiliário em 2021 são positivas”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.