Júlio Moreira Gomes Filho

"Acredito que precisamos muito uns dos outros"

Advogado, membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, fala sobre sua paixão pela cultura e os desafios da pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O advogado Júlio Moreira Gomes Filho
O advogado Júlio Moreira Gomes Filho (júlio filho)

Exercendo a advocacia desde 1999, sócio do escritório Moreira Gomes & Villas Boas, o advogado Júlio Moreira Gomes Filho divide seu tempo na paixão pelo Direito e também pela leitura e escrita. Não por acaso é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas - AMLJ desde 2011.
Como atual Presidente da AMLJ no biênio de 2020 – 2022, ele tem o desafio de driblar a pandemia para não deixar de realizar os importantes eventos e ações em prol da entidade que reúne alguns dos mais destacados e importantes nomes do mundo jurídico maranhense.
“Considero um verdadeiro privilégio o fato de pertencer à Academia Maranhense de Letras Jurídicas e através dela ter um convívio próximo com alguns dos nomes mais brilhantes do universo jurídico maranhense, o que me proporciona um constante aprendizado”, diz Júlio.
Desde que assumiu a Presidência da AMLJ, em fevereiro de 2020, ele já conseguiu realizar ações importantes, a exemplo da digitalização da Academia, com a inserção da mesma nas mídias sociais, além da promoção de eventos online, e convênios com instituições de ensino superior, gráfica, e outras empresas com potencial para apresentar algum diferencial em benefício dos membros da Academia. Também é destaque a conquista de uma nova área mais ampla e equipada na sede da OAB/MA para sediar as reuniões da entidade. Sob sua presidência, a AMLJ, em virtude da pandemia do coronavírus, ainda conseguiu doar itens de higiene pessoal e fraudas geriátricas para o Asilo de Mendicidade. E no último mês de fevereiro, ele comandou a Assembleia extraordinária no formato híbrido que marcou os 35 anos da Academia, com a inauguração solene da Galeria dos Ex – Presidentes na sede da entidade e que teve ainda, a aprovação unânime do nome do jurista Clodomir Cardoso para nomear a Casa da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, além da demonstração do layout da medalha do Mérito Acadêmico, conforme disposição estatutária.

Tendo como missão o fomento à pesquisa e à produção literária jurídica, a Academia Maranhense de Letras Jurídicas conta hoje com um total de 38 membros ativos, das 40 cadeiras totais incluindo o Governador do Maranhão Flávio Dino. Duas vagas estão abertas após o falecimento dos membros Sálvio Dino e Milson Coutinho. E caberá ao Presidente Júlio Filho promover essas duas novas eleições, ainda esse ano.

“A eleição dos dois novos membros da AMLJ está na nossa pauta de prioridades, e deve acontecer de forma cuidadosa devido as limites que a pandemia nos impõe”, adianta Júlio Filho.

Além de advogar, Júlio é Conselheiro Seccional Suplente da OAB-MA. E com disciplina vai organizando a agenda pessoal para se dividir entre o trabalho e a vida familiar com a esposa e as duas filhas; ler, escrever e reunir-se com os confrades e confreiras da AMLJ.

E mais, Júlio Moreira Gomes Filho também empresta seu tempo e empenho a outras entidades sem fins lucrativos e beneficentes, cujo vínculo português fala mais alto ao seu coração.

Trajetória
Descendente de pai português, ele tem dupla cidadania, e é também o Presidente reeleito no final do mês passado, do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, entidade de utilidade pública reconhecida por leis estadual e municipal, sem fins lucrativos, que visa promover a cultura e o intercâmbio ente Brasil e Portugal, estreitando cada vez os laços entre esses países no estado do Maranhão.

“Acredito muito no intercâmbio entre povos de diferentes nações, e devido a minha origem portuguesa, desde cedo e me aprofundei nas questões da comunidade portuguesa radicada no Maranhão. A Comunidade Luso Brasileira do Maranhão tem se engajado em relevantes trabalhos sociais e tenho orgulho de participar diretamente dessas ações. Daí para assumir a presidência do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão foi um desdobramento natural. Acredito que precisamos muito uns dos outros e espero com meu trabalho nessa entidade, assim como na AMLJ, dar a minha contribuição para fortalecer o Maranhão e colaborar para com o desenvolvimento desse Estado”, declara Júlio Filho.

Um bom exemplo dessa atuação voluntária das instituições de origem portuguesa em prol das comunidades mais carentes de nossa capital foi a distribuição de cestas básicas no ano de 2020 pela Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro para várias comunidades da capital maranhense, e mais recente a ação de Páscoa que beneficiou cerca de 350 famílias da comunidade da Divinéia, com a distribuição de 400Kg de peixe do programa “Peixe na Mesa 2021”, da Prefeitura de São Luís. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e as entidades beneficentes mantidas pela comunidade portuguesa: IBAF / Instituto Beneficente Áurea Faria, que é mantenedora da escola comunitária Prof. Luiz Pinho Rodrigues na Divinéia, e do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, sob a presidência de Júlio Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.