Carlos Madeira - ex-juiz e empresário

Entre o Direito e o empreendedorismo

De ajudante de pedreiro a juiz federal, ele delineou uma trajetória de sucesso no ramo empresarial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(carlos madeira)

São Luís- Ele sempre soube que era possível seguir adiante, abraçando projetos desafiadores e ousados. Entretanto, precisava ser visionário. E conseguiu. Carlos Madeira é um nome associado a uma trajetória marcada por muito estudo e trabalho. Ele foi ajudante de pedreiro, vendedor de laranja e, com sua dedicação aos estudos e esforço, conseguiu galgar o posto de juiz federal. Mais tarde, se revelaria um empreendedor de talento, transformando um dos seus principais empreendimentos, o Valparaíso Acqua Park, no maior polo aquático e aventureiro do Maranhão.

Com os filhos Pablo e Thiago Victor Madeira à frente dos negócios, ele entende que é importante dar continuidade ao trabalho fruto do esforço da família. “Estamos, há dois anos, em um processo de mudança de comando. Por isso, nossos filhos, Pablo e Thiago, estão ocupando os postos de direção da empresa, preparando-a para os novos projetos, como um hotel e uma central de eventos”, explica.

O ex-juiz também se preocupa com a segurança. “Adotamos protocolos sanitários para garantir segurança, em respeito às pessoas. Além dos protocolos comuns a todos os espaços no Brasil, seguimos os protocolos dos melhores parques aquáticos do mundo”.

Celebração
Madeira começou 2021 em ritmo de celebração, apesar da pandemia. É que o Valparaíso está completando 15 anos. Ele conta que, em 1999, adquiriu a área onde se encontra atualmente o complexo turístico, denominando-a Chácara São José do Valparaíso. A ideia inicial era homenagear São José, padroeiro de São José de Ribamar, e Pablo Neruda, poeta de predileção da família.

Em 2006, o projeto começou a ganhar uma nova cara. “Nascemos como restaurante regional, tendo dois tanques de pesque-pague. Em 2008, fomos incentivados a montar um parque aquático. Naquele momento, trabalhávamos com a possibilidade de criar um hotel fazenda. Tínhamos viveiros com pássaros exóticos e uma área verde que se adaptaria a esse projeto. Fomos até Fortaleza, eu, minha esposa e um amigo, para conhecer uma fábrica de equipamentos para parques aquáticos. Visitamos alguns parques, inclusive o Beach Park. Minha esposa, ao final daquelas visitas, decidiu pela construção do Valparaíso Acqua Park”, lembra.

Ao longo dos anos, Madeira e sua família buscam inovações. “As empresas precisam se adaptar aos novos tempos. Todas as atividades humanas estão sujeitas às mudanças. Em uma empresa que tem como foco o lazer, as mudanças ocorrem com intensidade. Em um parque aquático, o oferecimento de novas atrações é estratégico. Sem novas atrações, a empresa pode entrar em colapso por envelhecimento de suas opções. Por isso, nossas mudanças, que vão continuar, fazem parte do nosso modelo de negócios”, ressalta.

Para ele, o desafio é promover modernização constante. “Recrutar e qualificar pessoas para trabalhar em uma empresa sem similar na cidade, buscar a modernização permanente dos seus procedimentos e prospectar fornecedores de equipamentos que atendam aos desejos dos nossos clientes, tendo a segurança por fundamento essencial”, justifica.

O agora Valparaíso Adventure Park gera centenas de empregos diretos e indiretos. Com funcionamento de quarta a domingo, o complexo movimenta a economia da região adquirindo produtos com fornecedores e contratando colaboradores.

O ex-juiz está sempre preocupado com a pandemia. “Acreditamos na imunização em rebanho e, assim, no avanço da vacinação contra a Covid-19. Esperamos fazer uma grande celebração, com festas para os nossos clientes e para os nossos funcionários. E para celebrar os nossos 15 anos, esperamos a presença de um artista de grande destaque no Brasil para essa celebração”, finaliza. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.