Imunização

UE vai comprar mais 100 milhões de unidades da vacina da Pfizer

A possibilidade dessa compra adicional já estava prevista num contrato divulgado em novembro; Irlanda começou a vacinar ontem, 29. Agora, 26 dos 27 países do bloco já iniciaram suas campanhas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mais vacinas produzidas pela Pfizer e BioNtech serão compradas pela União Europeia
Mais vacinas produzidas pela Pfizer e BioNtech serão compradas pela União Europeia (vACINA DA pFIZER)

BRUXELAS - A União Europeia decidiu comprar 100 milhões de doses adicionais da vacina produzida por Pfizer e BioNTech, afirmou a presidente da Comissão Europeia em post no Twitter ontem,29.

Formada por 27 países, a UE terá então 300 milhões de doses da vacina, que foi avaliada como segura e eficaz, disse Ursula von der Leyen. A possibilidade dessa compra adicional já estava prevista num contrato divulgado em novembro.

A Irlanda começou sua campanha de vacinação Covid -19 ontem,29. Bélgica, Luxemburgo e Letônia se juntaram, na segunda, 28, à lista de países da União Europeia que já começaram a vacinar seus cidadãos. Agora, 26 dos 27 países do bloco já estão aplicando as vacinas. A Holanda em janeiro.

Duas doses

Bélgica, a Letônia e Luxemburgo vão usar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que é aplicada em duas doses. Todos os imunizados na segunda,28, receberão um reforço daqui a 3 semanas. O imunizante usa a tecnologia de mRNA. A vacina foi a primeira do tipo a entrar no mercado.

A vacina da Moderna para a Covid, aprovada pouco depois da candidata da Pfizer, usa a mesma técnica para induzir a proteção contra a doença.

Mais de 40 países

A União Europeia começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no domingo,27. Nem todos os 27 países do bloco começaram, entretanto, a aplicar as vacinas ao mesmo tempo. A Alemanha, a Hungria e a Eslováquia iniciaram a imunização um dia antes, no sábado,26.

Ainda na Europa, mas fora do bloco, o Reino Unido, a Suíça, a Noruega e a Sérvia também já começaram a imunizar a população. A Islândia deve iniciar a aplicação na terça-feira (29).

Contando os europeus, mais de 40 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população – entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Costa Rica, Omã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes, Rússia, China, Arábia Saudita e Israel.

Na América do Sul, a Argentina também começou a imunização ontem,29, com a russa Sputnik V.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.