Multivacinação

Crianças e adolescentes menores de 15 anos serão imunizados contra várias doenças

Dia 'D" de divulgação e mobilização nacional da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação acontece no próximo sábado

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Vacinação deve ser estimulada por meio de campanha de divulgação maciça, a partir do próximo sábado
Vacinação deve ser estimulada por meio de campanha de divulgação maciça, a partir do próximo sábado (vacina)

São Luís - A próxima sábado (2) ficará marcada como o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação é uma iniciativa do Programa Nacional de Imunizações e se estenderá até 29 de outubro.

No estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha será realizada nas salas de vacinação dos 217 municípios maranhenses e a meta é imunizar os não vacinados ou com esquemas incompletos.

Conforme o órgão, as vacinas disponibilizadas são BCG, hepatite B, poliomielite, poliomielite oral, rotavírus humano, DTP+Hib+HB, pneumocócica, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, difteria, tétano, pertussis, HPV e varicela (indicada para população indígena). A Secretaria esclarece que a campanha não adota o parâmetro de meta de vacinação.

A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Essa estratégia reforça a necessidade dos estados e municípios empreenderem todos os esforços para vacinar contra o sarampo crianças e adolescentes nessa faixa etária não vacinados ou com esquema incompleto, considerando a situação epidemiológica da doença no Brasil.

SAIBA MAIS

Vacinas a serem disponibilizadas:

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP - inativada); Poliomielite oral (VOP - atenuada); Rotavírus humano (VORH); DTP+Hib+HB (Pentavalente); Pneumocócica 10 valente; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), HPV e Varicela (indicada para população indígena).

O que previnem?

Vacina DTP e pentavalente
Difteria:
doença respiratória aguda causada pela toxina de uma bactéria que se localiza na garganta.
Tétano: doença aguda do sistema nervoso causada por uma bactéria, adquirida através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com os esporos da bactéria que são encontrados no ambiente.
Coqueluche: doença infecciosa aguda causada por uma bactéria de rápida proliferação. Ao penetrar no organismo, essa bactéria lesa os tecidos da mucosa do aparelho respiratório.

Vacina BCG
Tuberculose:
causada por uma bactéria que pode se manifestar de forma disseminada (tuberculose miliar) ou na forma de uma infecção respiratória (tuberculose pulmonar). A Tuberculose é especialmente perigosa nos primeiros meses de vida do bebê.

Vacina contra polio – oral (VOP) ou injetável (VIP)
Poliomielite:
É uma doença causada por um enterovírus que envolve o trato gastrintestinal e o sistema nervoso.

Vacina tríplica viral e SCRV
Sarampo:
doença de transmissão respiratória, caracteriza-se por febre alta, tosse seca, coriza, vermelhidão e lacrimejamento ocular e erupção cutânea (de evolução da cabeça para o restante do corpo) que duram aproximadamente uma semana. É particularmente grave em crianças menores de 5 anos, podendo ocorrer diarreia, otite, pneumonia, encefalite, convulsões e morte.
Caxumba: doença que causa febre, dor-de-cabeça, dor muscular e edema (inchaço) da glândula parótida e dos gânglios linfáticos sub-mandibulares.
Rubéola: Caracteriza-se por febre, erupção cutânea e aumento dos gânglios do corpo durando de 2 a 3 dias.

Vacina contra herpatite A
Hepatite A:
é o tipo mais frequente de hepatite no Brasil. É causada por um vírus que afeta o fígado, produzindo sua inflamação e prejudicando o seu funcionamento.

Vacina contra hepatite B
Hepatite B:
doença grave causada pelo vírus da Hepatite B, que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

Vacina contra varicela e SCRV
Varicela:
conhecida como catapora, caracteriza-se por uma erupção cutânea pápulo-vesicular associada à grande coceira, normalmente em tronco e face.

Vacina contra febre amarela
Febre Amarela:
doença febril que pode causar um funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Em São Paulo, o tipo circulante é o silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Vacina contra HPV
HPV:
infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, pode causar câncer de colo de útero em mulheres e verrugas nos órgãos genitais de homens. O principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas.

Vacina contra rotavírus humano G1P1
Rotavírus:
gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.

Meningo C
Doença Meningocócica:
uma infecção causada por uma bactéria que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

Pneumo10 VALENTE
Pneumonia:
infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.