parlamento

Assembleia maranhense aprova emendas impositivas em 1º turno

Proposta de emenda constitucional ainda precisa de mais um turno para instaurar obrigatoriedade do cumprimento de indicações orçamentárias de parlamentares pelo governo

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Yglésio Moyses foi autor do projeto de emendas impositivas
Yglésio Moyses foi autor do projeto de emendas impositivas (Yglésio Moyses)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quinta (10) o projeto de emendas impositivas. Aprovada em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) tornará obrigação constitucional do Governo do Estado, a partir do próximo ano, a execução de obras e investimentos indicados ao orçamento pelos deputados. A proposta precisa ser aprovada em dois turnos (duas votações) para então ser encaminhada para sanção do governador.

O projeto previa um total de cerca de R$ 2 milhões por parlamentar. Mas, graças a uma manobra do governador Flávio Dino (PCdoB), o valor foi diminuído aproximadamente para R$ 1.3 milhão.

O texto original foi apresentado por Yglésio Moysés (sem partido) com coautoria de Othelino Neto (PCdoB). Incialmente era previsto o valor equivalente a 1% do Orçamento do Estado para 2021 para utilização como emendas parlamentares individuais.

Após a intervenção do governador, as emendas parlamentares individuais não irão ultrapassar o limite de 0,75% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, deduzidas as receitas extraordinárias decorrentes de circunstâncias excepcionais.

A proposta foi apresentada em outubro por Yglésio e contou com o voto de 36 parlamentares nesta quinta (10). É esperada aprovação fácil na segunda votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.