Artigo

Novos tempos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

“Mentes fracas e doentias temem o que não é familiar”. Sêneca (4a.C. - 65), filósofo espanhol que viveu em Roma.

Na Roma antiga, naqueles tempos de luxúria e de traições, dizia-se: ‘não basta ser, tem que parecer’. É muito comum ouvir alguém dizer: estou do seu lado, continuo seu amigo; na prática, contudo, essa pessoa permanece indiferente e, em situações de afirmação, comporta-se com frieza diante dos fatos, como se nada tivesse acontecido.

Costuma-se dizer: o verdadeiro amigo se conhece nas horas mais difíceis e aí é que você vai saber quem está realmente do seu lado.

“No novo tempo, apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos, atentos, estamos mais vivos, pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer”. Ivan Lins e Vitor Martins (1984), compositores brasileiros.

Quando se vence uma eleição obtêm-se, sem nenhuma dúvida, a aprovação do eleitorado. Um governo saído de uma eleição, parte para elaborar um planejamento estratégico definindo suas ações a longo prazo, sabendo com quem vai contar para implementá-las: quais dessas ações vão ser priorizadas, quais as razões para a escolha de determinados cursos de ação, como conseguir resultados, onde os investimentos serão realizados, quando esses investimentos serão feitos?

Depois, em uma visão de curto prazo, ano a ano, define as táticas que vai adotar na implementação do seu planejamento estratégico.

Para o alcance desses objetivos, entretanto, esse governo precisa muito de duas premissas básicas: uma equipe de trabalho que seja competente e leal, constituindo-se num verdadeiro TIME, e do apoio explícito não só do eleitorado que o elegeu, mas da população representada pelos diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Comecemos pelo TIME. Seus componentes têm que ser competentes, solidários e atuantes; não basta que cada um tenha essas qualidades, pois tem que ser solidário nas conquistas do outro, compreender as suas dificuldades e o defender nas horas certas, em uma postura de verdadeiro amigo, e não simplesmente de um simples integrante de equipe, apenas fazendo a sua parte.

Tem que haver esforços comuns, sem que haja desperdício, em proveito de uma administração eficiente e eficaz.

Os eleitores, por sua vez, que estiverem apoiando o governo eleito - e mesmo aqueles que votaram contra - devem demonstrar esse apoio no curso das ações que estão sendo implantadas: profissionalização do funcionalismo, oportunidades de emprego no serviço público, manutenção e conservação das diversas obras de engenharia e de urbanismo, realizações nas áreas da saúde e educação, também nas de assistência social, esporte e cultura.

A sociedade organizada, aquela que abriga o que há de mais representativo na vida social, econômica e política de uma cidade e com certeza constituída de inúmeros simpatizantes desse governo, tem um papel de grande responsabilidade no processo de seu desenvolvimento: promover a integração dos seus diversos segmentos com o governo, porque está diante de um novo momento em que o progresso exige investimentos de grande efeito multiplicador.

Em breve haverá uma nova geração de líderes responsáveis pela consolidação dos esforços desses tempos modernos e a realidade econômica, social e política de uma cidade será acrescida de novos benefícios.


Antônio Augusto Ribeiro Brandão

Economista, membro Honorário da ALL e da ACL, membro fundador da AMCJSP, filiado à IWA e ao Movimento ELOS Literários

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.