Artigo

Educação x transformação digital

Anderson Gil/Diretor de Marketing e Negócios da Followize, software de gestão de leads e vendas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Já faz alguns anos que estamos vivenciando um processo de profunda transformação digital. Acredito que a pandemia causada pelo coronavírus, obviamente, acelerou esse movimento. A questão é que esse ‘novo normal’, que surgiu praticamente de um dia para o outro, assustou muitos empresários e fez com que muitos negócios não se sentissem prontos para esta nova etapa.

A educação foi uma das mais afetadas por esse novo momento. E não há mais dúvidas de que, mesmo quando as coisas voltarem à normalidade, a realidade permanecerá diferente. Posso afirmar com tranquilidade que as empresas do segmento não conseguirão sobreviver se permanecerem apenas no offline.

Existe um combo que pode deixar as pessoas receosas para investir na área de educação: crise econômica + falta de perspectiva no futuro. O momento de final de ano, época em que as matrículas costumam aumentar, pode estar preocupando os empresários. Afinal, como atrair novos alunos e incentivá-los a investir no seu desenvolvimento mesmo diante do atual cenário? A saída, a partir de agora, é atrair esses clientes por onde eles passam a maior parte do tempo: a internet.

A palavra reinvenção vem sendo utilizada o tempo todo, mas, realmente, faz muito sentido falar sobre isso quando se trata de transformação no setor educacional. As instituições de ensino só conseguirão passar por esse período de maneira positiva se forem capazes de se reinventar. Mesmo com as dificuldades, não é hora de conformismo - ao contrário, é o momento ideal para desenvolver o seu negócio online e permanecer mais forte do que nunca.

Eu sei que pode parecer difícil absorver tantas mudanças, muitas vezes nem sabemos por onde começar. Por isso, separei algumas dicas essenciais que te ajudarão a dar o pontapé inicial. Por mais complicado que possa parecer, tenha certeza que este é só um começo - a transformação digital nunca vai parar.

Pode parecer básico demais começar por isso, mas a gestão dos leads - potenciais clientes que chegam por meio de diversos canais na internet - deve ser sempre, independente da área de atuação, a primeira preocupação de um negócio que quer lucrar na internet. Afinal, não adianta receber muitas visitas e não conseguir converter em vendas. Se você quer começar a crescer o seu negócio online, aposte na gestão de leads - esse é um investimento que te trará retornos positivos e eficientes em um período médio de tempo.

Outra dica valiosa é a personalização do atendimento ao cliente: não é mais possível atender todos os clientes da mesma maneira. O novo consumidor está cada vez mais exigente e um atendimento personalizado, com uma experiência completa, é essencial para atraí-lo e convencê-lo a fechar negócio. Aplicando isso no segmento educacional, entenda qual a principal dificuldade do seu potencial aluno: falta de dinheiro? forma de pagamento? motivação? Sabendo quais são os motivos, é mais fácil agir pontualmente e oferecer um auxílio para que ele prossiga com a matrícula.

A terceira dica, e que pode parecer óbvia, mas que neste momento se tornou mais importante do que nunca, é atender às necessidades dos alunos. Veja quais são os problemas mais comuns e pense em soluções flexíveis e que sejam positivas para ambas as partes. Por exemplo, as questões financeiras podem ser um forte motivo para as pessoas deixarem de investir no estudo; para resolver isso, existem diversas possibilidades, como oferecer flexibilidade no pagamento. Aplique isso em todas as áreas da sua empresa e apresente alternativas para os seus clientes.

Tenha certeza que a evolução digital é mais do que necessária para manter o setor educacional em desenvolvimento. Como disse no começo deste artigo, o mercado já vinha passando por grandes mudanças, mas acredite que, agora é, sem dúvidas, a famosa ‘hora certa, lugar certo’ para você mudar o foco do seu negócio e transformar o online no grande case de sucesso da sua empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.