Eleições 2020

Dino mobiliza partidos e membros do primeiro escalão do governo para apoio à Duarte Júnior

Até o fechamento desta edição, encontro entre siglas da base governista de apoio ocorria; membros do 1º escalão foram orientados a manifestar apoio

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Governador Flávio Dino assumiu as conversas e negociações para fechar apoio ao candidato Duarte Júnior
Governador Flávio Dino assumiu as conversas e negociações para fechar apoio ao candidato Duarte Júnior (Duarte Júnior e Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB), que na noite do domingo, 15, deu o primeiro sinal claro de apoio a Duarte Júnior (Republicanos) na majoritária na capital maranhense mobilizou, durante todo o dia de ontem, membros do segundo e terceiro escalões da gestão estadual em prol da candidatura do ex-presidente do Procon. Até o fechamento desta edição, encontro de lideranças das siglas da base governista de apoio ocorria no Palácio dos Leões.

Imediatamente após o pleito, Flávio Dino tuitou nas redes sociais. “No segundo turno de São Luís, temos a presença de Duarte Júnior, que integrou minha equipe e se elegeu deputado estadual pelo PCdoB. Com convicção, votarei nele”, escreveu o comunista. O Estado apurou que, após o fato, Dino compartilhou o print da mensagem em um grupo interno de secretários do WhatsApp.

O recado “indireto” foi entendido por alguns gestores. Até o fim da manhã de ontem, vários secretários explicitaram o voto a Duarte Júnior. Entre eles, estavam Felipe Camarão (Educação), Rogério Cafeteira (Esporte e Lazer), Cynthia Mota (Planejamento), Davi Telles (Ciência, Tecnologia e Informação), Rodrigo Lago (Comunicação Social e Assuntos Políticos) e Anderson Lindoso (Cultura).

A maior parte dos gestores que, inicialmente, colocaram-se a favor de Duarte compõem o eixo central do governo Dino. Os secretários e outros colaboradores dos partidos de esquerda, como Carlos Lula (Saúde) por exemplo foram consultados quanto ao possível apoio.

Já fecharam questão quanto ao apoio a Duarte Júnior o PCdoB e o deputado federal Rubens Júnior. O provável é que o também deputado Bira do Pindaré e o PSB caminhem com Duarte no segundo turno.

Batalha

Antes mesmo do primeiro grupo de postagens de secretários em apoio maciço a Duarte, o próprio governador Flávio Dino deu o tom do que será a campanha neste segundo turno. Para ele, a batalha na capital é em prol do anti-bolsonarismo.

“Partidos aliados ao nosso governo elegeram aproximadamente 180 prefeituras, do total de 216 com resultado definido. Bolsonarismo não ganhou praticamente nada. E vamos lutar para derrotá-los no 2º turno de São Luís”, escreveu ontem em sua conta no Twitter.

Apoios necessários

O reposicionamento de grupos políticos que se notabilizaram como protagonistas na majoritária em São Luís no primeiro turno é considerado um fator importante para o novo jogo de forças que se configura no segundo turno em São Luís.

Em especial para se saber quais são as chances de Duarte Júnior contra o seu adversário, Eduardo Braide (Podemos).

Pelos primeiros movimentos de PDT, a percepção é de que haveria dificuldades para atrair novos eleitores e estimar uma virada.

No entanto, o governador Flávio Dino (PCdoB) será o elemento central pois priorizará o diálogo e sanará as diferenças existentes.

Enquanto com Neto Evangelista (DEM), Duarte elevou o tom, chegando a citar um possível recebimento de super salário por parte do democrata na Assembleia, com Rubens Júnior (PCdoB), não fora diferente. Enquanto Rubens acusava Duarte de bolsonarista, o republicano se referiu ao comunista de filho de “ficha suja”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.