Tecnologia

Rede 5G DSS da Claro trará ação diferenciada para os seus clientes

Diretora Regional da Claro, Rosa Bastos, esteve ontem em visita de cortesia ao Grupo Mirante e falou da nova tecnologia, até 12 vezes mais veloz que o 4G convencional e que em breve será disponibilizada em nove bairros de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Rosa Bastos disse que São Luís é uma das 14 cidades no país contemplada com essa tecnologia
Rosa Bastos disse que São Luís é uma das 14 cidades no país contemplada com essa tecnologia (Diretora da Claro)

SÃO LUÍS - Em sua primeira viagem ao Maranhão, após assumir, há dois meses, a direção regional da Claro, a executiva Rosa Bastos esteve ontem em visita de cortesia ao Grupo Mirante, com o intuito de aproximar as duas empresas e também informar sobre o lançamento da rede 5G DSS, que é um passo importante na evolução da tecnologia.

Rosa Bastos dirige a Regional Claro a partir da sede em Belém (PA), com atuação também no Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. O Maranhão é uma unidade importante da Claro, reunindo 2.040.722 assinantes de base móvel e mais 78.136 de base fixa. “Somos líder de mercado no Maranhão”, ressaltou.

Com relação à rede 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de
Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP), Rosa Bastos disse que São Luís é uma das 14 cidades no país contemplada com essa tecnologia, que vai proporcionar uma experiência diferenciada para o cliente.

A rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps. Com isso, a Claro sai na frente e se prepara antecipadamente para quando a tecnologia 5G estiver liberada no Brasil.

Até dezembro deste ano, a Claro disponibilizará a rede 5G DSS nos bairros Calhau, Araçagy,
Bequimão, Olho d’Água, Ponta d’Área, São Marcos, Smithland, Cohafuma e Renascença. “É uma tecnologia similar à ofertada hoje na Europa e Estados Unidos”, informa Rosa Bastos.

“A Claro quer garantir a melhor experiência em internet móvel para os moradores de São Luís e, para isso, tem investido na ampliação da cobertura da rede 5G DSS, que é um passo importante na evolução da tecnologia. Sabemos que São Luís conta com uma alta demanda de tráfego de dados e estamos trazendo para a região o que existe de mais moderno em cobertura de rede no Brasil”, comenta a diretora regional Claro Norte.

Cobertura
A Claro lançou de forma pioneira o 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura em bairros no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e penetração de smartphones de última geração.

Além das regiões já anunciadas, a cobertura do 5G DSS da Claro crescerá gradativamente nos próximos anos dentro do projeto de modernização e expansão de capacidade de rede móvel da operadora.

Os investimentos feitos para implantar o 5G DSS serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para irem a leilão no próximo ano. O investimento em aquisição de um smartphone 5G também está protegido, uma vez que o equipamento suportará também as novas frequências.

MAIS
Conectar

A rede 5G DSS faz parte da estratégia da Claro em conectar os clientes com a melhor qualidade dentro e fora de casa. Na liderança em ultra velocidade e conexões de banda larga residenciais, a operadora expandiu também a rede de fibra óptica para 80 cidades nos últimos anos e segue investindo em estrutura, para levar os melhores conteúdos e aplicações digitais para todas as telas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.