Eleições 2020

Pesquisa Escutec: Fábio Gentil lidera corrida eleitoral em Caxias

Candidato à reeleição tem 73% dos votos válidos, de acordo com a terceira pesquisa realizada pelo Instituto Escutec no município; margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Fábio Gentil tem mais de 50 pontos a frente do segundo colocado, revela Escutec
Fábio Gentil tem mais de 50 pontos a frente do segundo colocado, revela Escutec (Caxias)

Em mais uma pesquisa do Instituto Escutec é mostrado o cenário eleitoral em Caxias. Na cidade, a liderança é do prefeito que busca a reeleição, Fábio Gentil. Ele aparece no levantamento com 70% das intenções de votos. O percentual do candidato é mais de 50 pontos à frente do segundo colocado.

A pesquisa ouviu 1 mil eleitores nos dias 5 a 7 de novembro e tem o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA 02548/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 90%.

Na pesquisa estimulada, Fábio Gentil aparece com 70%. Mais distante vem o candidato Adelmo Soares com 17%. Júnior Martins vem em seguida com 4%. Já os candidatos AJ Alves, Cesar Sabá, Constantino Castro, Luciano Aldrin e Professor Arnaldo Rodrigues obtiveram 1% cada um. Nenhum dos candidatos somou 2% mesmo percentual dos que disseram não saber ou não responderam.

Considerando somente os votos válidos, Fábio Gentil tem 73% e Adelmo Soares, 18%. Júnior Martins fica com os mesmos 4% e os demais candidatos mantêm um ponto cada um.

Comparando a pesquisa atual com as de julho e outubro, o prefeito Fábio Gentil aparece em linha crescente. Em 18 de julho ele estava com 59%, em 27 de julho Gentil tinha 60% e em outubro alcançou 63%. Adelmo Soares aparece em julho primeiro com 14% e depois com 15% e três meses depois com 17%.

Rejeição

Sobre a rejeição entre os candidatos, os eleitores foram questionados em quem eles não votariam de jeito algum e as respostas ficaram assim: disseram não votar em Adelmo Soares 51% dos eleitores.

Outros 11% afirmaram que não votariam em Gentil e 5% em Júnior Martins. Já 3% afirmaram não votar em César Sabá e nem em Constantino Castro. A rejeição de Professor Arnaldo Rodrigues é de 2% e de AJ Alves e Luciano Aldrin é de 1% cada. Nenhum dos candidatos foi a resposta de 3% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu somaram 20%.

Na questão da rejeição, o candidato Adelmo Soares foi o que mais cresceu comparando as quatro pesquisas Escutec feitas no município. Em 18 de julho ele aparece com 27% de rejeição, em 27 de julho este percentual é maior e chega a 28%. Em outubro, Soares chega a 31% de rejeição.

Mais

Aprovação

A gestão de Caxias foi avaliada pelos eleitores ouvidos na pesquisa Escutec. Disseram aprovar a administração de Fábio Gentil 75% dos eleitores. Já 20% afirmaram que desaprovam. Não sabe ou não respondeu somaram 5%.

Considerando a avaliação conceitual, 11% dos eleitores consideram a gestão de Gentil ótima, 38% disseram ser boa, 29% afirmaram ser regular, 9% ruim e 8% disseram ser péssima. Não sabe ou não respondeu somaram 5%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.