São Luís

Edivaldo vistoria drenagem no Divinéia e anuncia nova etapa de asfaltamento

O São Luís em Obras integra centenas de ações que estão sendo executadas atualmente de forma simultânea

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Prefeito Edivaldo Holanda Jr conversa com funcionários da Prefeitura sobre obras
Prefeito Edivaldo Holanda Jr conversa com funcionários da Prefeitura sobre obras (Edivaldo)

SÃO LUÍS - Obras estão em ritmo acelerado e serão entregues pelo prefeito Edivaldo até o fim do ano; serviços integram o São Luís em Obras, programa que tem mudado para melhor o aspecto urbano da capital

O bairro Divinéia vai ganhar nova face com as obras estruturantes que estão sendo realizadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. Para acompanhar o curso das obras, Edivaldo esteve no local neste sábado (10) conferindo o ritmo acelerado do trabalho. O gestor aproveitou a oportunidade para anunciar nova etapa de pavimentação de vias do bairro e conversar com os moradores. No total, são 12 km de drenagem profunda em construção na região, executados por meio do programa da Prefeitura - São Luís em Obras.

A obra estruturante é composta por galerias celular dupla, rede de dutos tubulares, alargamento e revestimento do canal do Planalto Turu e terá impacto positivo na vida de mais de 30 mil moradores da região que não sofrerão mais com os prejuízos causados pela falta de infraestrutura na área. Quando o serviço estiver concluído vai garantir mais qualidade de vida e mobilidade urbana não somente para os moradores do bairro da Divinéia, mas também, para quem vive em bairros vizinhos, a exemplo do Sol e Mar, Vila Luizão e Planalto Turu, entre outros; e para quem trafega pela região.

"A população desta região já passou por momentos difíceis desde a fundação. Enxurradas e alagamentos sempre foram uma constante na região. Com as obras de drenagem profunda vamos dar fim a essa situação dramática e que se repete ano após ano. Também aproveito para anunciar mais uma etapa de pavimentação no bairro, serviço que está se estendendo conforme os operários vão finalizando a instalação da tubulação que vai proporcionar o escoamento de toda a água pluvial que costumava adentrar às casas dos moradores, porque não havia uma estrutura que desse vazão ao volume que se acumula em muitas vias da região", destacou o prefeito Edivaldo durante a vistoria, que aconteceu pela manhã. Na ocasião, o gestor estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

No Divinéia, as equipes da Prefeitura de São Luís estão trabalhando, atualmente, na concretagem das paredes do canal da Rua Projetada e na implantação das tampas de bocas de lobo na Rua Venezuela. Mais adiante, na Avenida Brisa do Mar, estão sendo escavadas as valas para implantação dos tubos de 1.500mm, além da execução da alvenaria estrutural para poços de visita e bocas de lobo. Os operários também estão executando ações na Rua Chile, onde avançam na elevação das paredes de alvenaria estrutural para poços de visita e bocas de lobo da rede de drenagem. Bem próximo dali, na Rua José Antônio, também há execução de alvenaria estrutural para bocas de lobo. Este mesmo serviço está sendo executado, ainda, na Travessa Brasil.

"Há toda uma estratégia para que possamos efetivar, simultaneamente, cada uma dessas frentes de trabalho no bairro Divineia. Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos trabalhando de forma acelerada para que os moradores possam viver com mais qualidade e não tenham mais de se preocupar com os alagamentos e enxurradas durante o período chuvoso. Toda a estrutura que está sendo construída aqui na Divinéia vai comportar o grande volume de água que a região recebe durante as chuvas. Ao fim das obras, vamos proporcionar mais dignidade para os moradores, que terão seus imóveis mais valorizados e poderão dormir sossegados, sem a ameaça de que a chuva, em algum momento, possa entrar nas casas e levar seus pertences", pontuou o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

EXPECTATIVA

A aposentada Maria José Veras, de 65 anos, conta o drama que foi ter de conviver, por anos, com os estragos causados pelas chuvas. "Desde que mudei para cá, há pouco mais de 30 anos, foi só sofrimento. Todos aqui sempre tiveram de conviver com os prejuízos deixados pela chuva, que deixava muito estrago. Então, essa obra que o prefeito Edivaldo está fazendo é muito bem-vinda, porque essa sempre foi a única saída que o povo da Divinéia teve para viver com dignidade, mas nenhuma outra gestão demonstrou preocupação e, por isso, nunca se propôs a fazer. Agora, que o serviço está sendo feito, só posso agradecer e rezar para que tudo dê certo".

Vizinhos há algum tempo, Josafá Santos, de 56 anos, e Floriscelma Araújo, de 45 anos, também presenciaram muitos estragos causados pelos alagamentos e enxurradas na região. "A gente já esperava por essa obra há muito tempo, porque a situação por aqui sempre foi muito complicada. Ver que está sendo feita dá uma satisfação muito grande", disse Josafá. "Não tenho nem palavras para descrever esse momento, é um sonho para mim e para todos os outros moradores da região. Nunca aconteceu de entrar água aqui em casa, mas já soube de outros que perderam tudo, e a dor do outro, que mora no mesmo bairro que eu, também é uma dor minha", completou a dona de casa Floriscelma.

PAVIMENTAÇÃO

A segunda etapa da frente de pavimentação anunciada na vistoria deste sábado pelo prefeito Edivaldo vai ser iniciada na próxima semana. No mês passado, durante execução da primeira etapa de implantação do asfalto, a Avenida Brasil, onde se estrutura a Feira do Mangueirão, foi o pontapé da obra. Por lá, o asfalto ainda segue avançando. Agora, nesta segunda etapa, como foi na primeira, as equipes distribuirão o asfalto por todos os trechos em que foram escavados para instalação da tubulação de drenagem e já foram tapados. E assim a frente de trabalho vai seguir até que todo o serviço seja concluído.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras integra centenas de ações que estão sendo executadas atualmente, de forma simultânea, na área de infraestrutura, como pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, além de ações urbanísticas como a requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade. No eixo de drenagem, a Prefeitura segue ainda com obras no Santa Bárbara, Jardim São Cristóvão, Matões Turu, Fumacê, Jardim São Cristóvão e na região da Cidade Operária, entre outras localidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.