Editorial

Uma eleição diferente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Urnas)

Com o encerramento ontem do prazo das convenções partidárias, as eleições municipais deste ano ganham, a partir de hoje, uma nova dinâmica. Confirmados os nomes dos candidatos a prefeito, o eleitor passa agora a ter a oportunidade real de conhecer perfis e propostas daqueles que pretendem governar as cidades do Maranhão no quadriênio 2021-2024.

Não é uma eleição qualquer. Estamos atravessando um quadro de instabilidade socioeconômica desde quando se iniciou, em meados de março, a pandemia da Covid-19. O mundo mudou, e a população, sobressaltada, busca encontrar caminhos e novos hábitos para conviver socialmente, ainda que sob a ameaça de um vírus tão destruidor.

A eleição em meio à pandemia, com medidas restritivas recomendadas pelas autoridades sanitárias, exige dos meios de comunicação esforço redobrado para estimular os cuidados com a saúde – distanciamento, uso de máscara e permanente higiene das mãos – e ao mesmo tempo informar sobre a importância de um processo eleitoral em ano tão atípico.

O pleito de novembro resultará na opção do eleitor por um projeto capaz de apontar novos rumos e mitigar, a partir de janeiro do próximo ano, os graves efeitos do coronavírus no cotidiano da população. É preciso, portanto, conhecer os candidatos e as ideias que eles defendem para enfrentar esses e tantos outros problemas que castigam as cidades.

O Grupo Mirante inicia hoje uma ampla cobertura jornalística das eleições municipais no Maranhão. Pelas nossas emissoras de TV e rádio, portais de internet e jornal impresso vamos abrir as portas para o confronto de ideias dos candidatos, que, de maneira isonômica e em conformidade com as regras da Justiça Eleitoral, participarão de entrevistas, sabatinas e debates.

Nesse empreendimento democrático do Grupo Mirante, oportuno sob todos os aspectos, o eleitor estará bem servido por uma equipe de profissionais comprometidos com o fato e a informação de interesse público. Mais do que nunca, o processo eleitoral passa a fazer parte da nossa agenda diária de trabalho.

O Grupo Mirante cumpre, mais uma vez, o imprescindível papel de levar aos maranhenses o debate de ideias e a informação necessária, conectada com o nosso tempo, o tempo do novo normal. Tudo isso para que os personagens da eleição sejam vistos e confrontados. E para que prevaleça, como é inescapável na democracia, a decisão soberana do eleitor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.