Funcionamento

Pista de cooper e ciclovia do Parque do Rangedor estão liberadas

Logradouro foi reaberto ao público, mas segue as medidas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus, com horário reduzido; parquinho e bancos não estão disponíveis ao público

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - Somente a pista de cooper e a ciclovia, do Parque Estadual do Rangedor, no Calhau, estão liberadas para atividades de caminhada, corrida e ciclismo, com uso de máscaras e o horário de funcionamento reduzido. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o dia 8, havia o registro de 13.951 infectados da Covid-19, na capital maranhense, com um total de 918 óbitos.

O parque foi fechado no mês de março deste ano, por determinação do governador Flávio Dino, dentro das ações para combater o coronavírus no estado, e voltou a funcionar somente no mês passado. No momento, ao chegarem no logradouro, as pessoas se depararam com placas que expõem as medidas sanitárias. Uma delas é o uso obrigatório de máscaras.

Também há placas que informam que devem manter o distanciamento de dois metros entre os visitantes, as atividades desportivas nas quadras de esportes e as academias estão proibidas, assim como a comercialização de alimentos e a realização de piqueniques. Os parquinhos também estão interditados.

As praças, os parquinhos e até mesmo os bancos, possuem fitas de isolamento indicando aos visitantes que não podem ser usados. Também é possível observar a presença de funcionários, informando aos visitantes sobre as normas sanitárias, e existem postos fixos em que as pessoas podem ter acesso, de forma gratuita, a álcool em gel.

Itacari Araújo, de 32 anos, precisou de uma alternativa durante o período em que o parque esteve fechado. Ela caminhava em seu sítio, localizado na área do Vinhais. “Não podemos parar de fazer atividade física, então, estava caminhando no meu sítio, enquanto o parque estava fechado”, contou.

A aposentada Maria Silva, de 67 anos, estava caminhando na Avenida Litorânea, mas frisou que preferia fazer suas atividades físicas no parque, por ser mais seguro. “No parque tem a área destinada para andar, não passa carro e seguranças”, explicou.

[e-s001]Reabertura
A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio de nota, informou que a reabertura dos parques está sendo feita de forma gradativa, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde. Inicialmente os parques Rangedor e Itapiracó estão funcionando com 30% da sua capacidade. Estão liberados para uso apenas as pistas de cooper e as ciclovias, sempre atentando para o cumprimento das regras de distanciamento, evitando-se aglomerações dos usuários.

Também esclareceu que as atividades desportivas nas quadras e academias estão proibidas, assim como a entrada de crianças nos parques, permanecendo os parquinhos de diversão interditados. Os horários dos parques também foram alterados, Rangedor e Itapiracó estão abertos em dois turnos, das 5h às 11h e das 16h às 21h. A Segov afirmou que mantém equipe de manutenção permanente no parque, que realiza limpeza, reparos e capina.

SAIBA MAIS


RANGEDOR

A lei 10.455/16 alterou a categoria de unidade de conservação da Estação Ecológica do Sítio Rangedor, que passou a denominar-se Parque Estadual do Sítio Rangedor. Anteriormente, as visitas públicas eram permitidas apenas para fins educacionais. Em 2017, foi iniciada a construção de um novo espaço no parque, buscando transformá-lo em um espaço de lazer, esporte, aliado à preservação ambiental. O projeto utilizaria uma área de 7% do parque, na região que estava degradada com queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça. No mês de setembro de 2019 foi inaugurado o Parque Estadual do Rangedor. Neste local há oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds. Na Praça do Esporte, existem duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e uma de tênis, além de academia e parquinho para as crianças. Também há uma pista para caminhada e uma ciclovia de 3,5 km, uma vila de food trucks, além de estacionamento com 500 vagas e o policiamento é feito pelos homens do Batalhão Ambiental. O parque engloba uma área de 120 hectares e remanescente do bioma Amazônia. Neste local existem macacos capijuba, macacos-prego, tamanduás, tatus, carcarás, gaviões, jacarés, vários tipos de pássaros e muitas palmáceas como babaçu, coqueiro, tucum, buriti, juçara, anajá; pés de manga, murici, caju, sapoti, cajá, bananeiras, embaúba, castanheiras, jatobá, bambu e mamona.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.