Viva a festa!

Arraial Bumba Minha Casa promete ser o evento mais apaixonante do São João

Grupo Mirante promove uma grande festança, a partir do dia 29 (dia de São Pedro), com diversas atrações consagradas pelo grande público; além das lives atrativas, iniciativa terá cunho social

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - Em tempo de pandemia e isolamento social (necessário devido à prevenção contra o coronavírus), algumas tradições marcantes da nossa cultura tiveram de ser remodeladas de forma excepcional. Uma delas foi a ausência dos arraiais, espaços de apresentação de grupos como bumba meu boi, tambor de crioula e outras manifestações. Decretos administrativos impediram a promoção dos arraiais este ano.

Diante dessa restrição física, O Estado conversou com representantes de grupos conhecidos do público, que comentaram acerca deste momento inédito para a sociedade – incluindo o público da cultura. Ao mesmo tempo em que o distanciamento social limita as pessoas e desautoriza as apresentações presenciais, várias iniciativas criativas buscam contornar este impedimento.

Neste contexto, o Grupo Mirante promove a partir de segunda-feira (29 de junho) o Arraial Bumba Minha Casa. Na estreia, nomes como Alcione e grupos (Boi de Axixá, Boi Barrica e Boi da Maioba) serão as atrações. Comandado por João Marcos, radialista da Mirante FM - um dos tradicionais apresentadores do São João do Maranhão - e pela apresentadora Thaynara OG, o Arraial Bumba Minha Casa terá com três noites marcantes.

As lives serão transmitidas pelo portal bumbaminhacasa.com e pelo YouTube do Imirante.com. No portal Bumba Minha Casa, que já está disponível, os usuários terão acesso a um conteúdo sobre a história do bumba meu boi, curiosidades sobre sons e sotaques e a Barraca Interativa, que reúne conteúdo com todas as ações que serão realizadas no período.

Para a gerente de Marketing do Grupo Mirante, Maria Adriana Sarney Caminha, o projeto visa valorizar as características marcantes da cultura maranhense e, ao mesmo tempo, disponibilizar uma ferramenta que deverá ser usada de forma permanente, mesmo no pós-pandemia. “Essa pandemia, por mais trágica que seja, é um desafio para a sociedade. É neste momento que projetos criativos podem se sobressair. É por isso que lançamos o Bumba Minha Casa, projeto que, sem dúvida, promete ser um grande sucesso”, disse.

Ainda segundo ela, mesmo sem a capacidade de substituir a presença do público nos arraiais, as lives podem representar soluções aos grupos impedidos de se apresentar nos arraiais. “Além de fomentar a nossa cultura, o Bumba Minha Casa será uma ferramenta de prestação de solidariedade. Nosso arraial, em formato de lives, será marcante”, completou Adriana.

LEIA TAMBÉM:

O boi fez seu guarnicê e encantou no mundo virtual

Além dos shows, serão exibidos, nos intervalos, vídeos de receitas, tutoriais de moda, maquiagem e de decoração. “Será possível ainda se divertir com os filtros interativos nas redes sociais e ainda curtir a playlist do Bumba Minha Casa, com o melhor do São João a qualquer momento”, frisou Gustavo Santana, gerente de Comunicação do Grupo Mirante.

Ato de solidariedade
Devido à recessão do período junino causado pelo coronavírus e necessidade de isolamento social, os grupos culturais foram impossibilitados de promoção de shows.

Para minimizar as perdas, serão arrecadadas doações por intermédio do movimento Gratitude, encabeçado pelo Grupo Mirante. Todos os valores serão direcionados a comunidades carentes com o auxílio de uma plataforma eletrônica.

Mais atrações
Além da programação de segunda-feira (29), estão previstas outras duas noites marcantes. No dia 3 do próximo mês, o Bumba contará com os shows de Mano Borges, com participações de Betto Pereira, César Nascimento e Erasmo Dibell, além do Boi de Nina Rodrigues e Boi de Santa Fé.

No dia 10 de julho, para encerrar a programação do Bumba Minha Casa, será a vez da apresentação do Boi de Maracanã, Boi de Morros e o show da banda Mesa de Bar.

O projeto Bumba Minha Casa tem apoio da Equatorial, Ambev e Phocus, e nasce com objetivo de valorizar a cultura local e estimular ações de solidariedade voltadas aos grupos folclóricos.

Programação Arraial Bumba Minha Casa

Dia 29/06 (segunda-feira)

Alcione
Boi da Maioba
Boi de Axixá
Boi Barrica

Dia 03/07 (sexta-feira)
Show Mano Borges- com participações de Betto Pereira, César Nascimento e Erasmo Dibell
Boi de Nina Rodrigues
Boi de Santa Fé

Dia 10/07 (sexta-feira)
Mesa de Bar
Boi de Maracanã
Boi de Morros

* Programação começa sempre às 20h
Fonte: Grupo Mirante

[e-s001]A tradição do Boi de Maracanã no universo online

Na primeira metade do século XIX – por entre mangueiras seculares – o antigo Sítio Bacuri (que originou o bairro Maracanã) recebeu os seus primeiros habitantes. Um deles foi Manoel Jorge Valente, um fazendeiro que por aqui chegou para estabelecer negócios. Segundo historiadores, Valente era dono de fornos de olaria e, para auxiliar na catequização dos primeiros moradores, construiu capelas.

A partir da segunda metade do século XIX, famílias conhecidas como os Algarves, os Coutinho, os Pereira, os Barbosa e tantas outras começaram a vislumbrar um futuro promissor nas terras que ainda se encontravam distantes das principais localidades daquele tempo.

Uma delas, fortemente registrada a partir da segunda metade do século XX – mais especificamente após a década de 1950 – era o chamado “Boi de Promessa”.

Foi a partir da força de um homem chamado José Martins, antigo morador, que o “Boi de Promessa” se estabeleceu no Maracanã. Além dele, outras pessoas como seu Lourenço, Murilo Vitor, Zé Pé, Naide e tantas outras fomentaram a tradição. A marca forte do “Maraca” forte da nossa cultura que passará a integrar a era das lives. Mesmo com a suspensão das apresentações nos arraiais, o grupo manteve-se ativo.

O Estado compareceu à sede física do grupo, no bairro, e constatou que o trabalho não parou. “Pelo contrário, nosso grupo se fortaleceu. Apesar do baque na mudança da programação, partimos para uma nova rotina, em que as pessoas se preocuparam com a repercussão da nossa imagem diante do leitor”, disse Maria José Soares, atual presidente do Boi de Maracanã.

Se por um lado o grupo usa as plataformas sociais a seu favor, por outro, no Barracão do Boi de Maracanã, as indumentárias – em especial os chapéus de pena – estão dispostos no espaço em que normalmente ocorrem os ensaios. “Com a impossibilidade das apresentações, nossa rotina interna de eventos diminuiu. Precisamos claro respeitar as normas sanitárias”, disse Soares.

O consentimento das regras de distanciamento social não significa agenda sem atividades.

Neste sábado, a partir das 19h, o Boi de Maracanã promoverá, por conta própria, uma live aos fãs. A primeira edição foi realizada com sucesso no dia 13 deste mês, e a deste fim de semana ocorrerá na sede física da manifestação.

OPINIÃO

O que representa como marco histórico este “São João” sem arraial presencial este ano?

[e-s001]“Para nós, foi uma chance de nos reinventarmos e de encontramos novas formas de divulgação da nossa marca. Graças a Deus, atingimos com êxito esta meta”

Zé Inaldo – presidente do Boi da Maioba

[e-s001]Por um lado com tristeza. Estar nos arraiais com nossa massa é uma satisfação. Por outro lado, entendemos perfeitamente a situação e estamos ansiosos para que o mundo saia desta pandemia”

Maria José Soares - presidente do Boi de Maracanã

[e-s001]“Uma ausência de programação em virtude de uma doença como a Covid-19, sem dúvida, é inédita e sem precedentes. Mas sairemos fortalecidos”

Luis Bulcão - ex-secretário de Estado da Cultura, poeta e pesquisador

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.