Xô, crise?

Léo Condé chega para tentar curar Sampaio do "vírus" da crise

Profissional é aguardado hoje no Sampaio Corrêa para a sua segunda passagem no clube; fontes consultadas por O Estado apontam que o profissional analisará quem fica no elenco

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Condé é aguardado nesta segunda-feira no clube
Condé é aguardado nesta segunda-feira no clube (Léo Condé)

Com aval da diretoria, o técnico Léo Condé deve iniciar hoje (16) de forma oficial a sua segunda passagem pelo Sampaio Corrêa. O profissional, acompanhado do seu auxiliar Renatinho e do analista de desempenho, Henrique Furtado, desembarcam na capital maranhense e, em seguida, devem ser apresentados no Centro de Treinamento José Carlos Macieira, no Turu.

Fontes consultadas por O Estado e ligadas à direção do clube apontam que Condé chegará com “carta branca” e será responsável pela análise de todo o elenco boliviano. A ideia da direção é fazer uma espécie de “peneira” para saber com quem poderá contar para o restante da temporada. Na primeira declaração, Condé disse que o time brigará pelo título maranhense. Ele não fez menção à possibilidade de readequação de elenco. “Estou feliz mesmo, satisfeito em poder retornar e trabalhar novamente no Sampaio, que é um clube pelo qual tenho um grande carinho. Chego com a expectativa de fazer um bom trabalho, brigar pelo título maranhense e depois trabalhar para fazer uma boa Série”, afirmou o técnico ao site do clube.

A postura de alguns jogadores (sem citação nominal) foi criticada pelo presidente do clube, Sérgio Frota, especialmente após o superclássico diante do Moto Club, no dia 7 deste mês. Na ocasião, a Bolívia foi derrotada por 1 a 0, placar que resultou na queda do então técnico Júnior Amorim.

Ao repórter da Mirante AM, Afonso Diniz, Sérgio Frota chegou a declarar que, a partir de agora, “acabaria a paz” no clube e que o tratamento dele com o elenco seria “na base da porrada”. A declaração foi comentada por jogadores mais experientes do clube, como o meia Eloir.

Para o atleta, que não vive a melhor fase de sua carreira e, ainda assim, é uma das referências no Sampaio, afirmou que a cobrança é normal e sempre vai existir. “O presidente [Sérgio Frota] é muito intenso. Ele é o presidente do clube e tem todo direito de cobrar e querer uma postura melhor de sua equipe. Quando se perde a gente sabe que o trabalho é posto em dúvida. Ninguém presta mais para torcida, vários jogadores hoje são muito questionados. Então, nós jogadores temos que ter cautela nessa hora. Trabalhar mais e falar pouco”, afirmou ao GloboEsporte.com.

Além de Eloir, outros atletas como Andrey também falaram sobre o momento complicado boliviano. Sobre a chegada de reforços, a diretoria quer saber de Léo Condé quais as posições mais carentes do elenco e, a partir das suas indicações, ir atrás de reforços.

O Sampaio ganhou mais tempo para se preparar e, quem sabe, receber da melhor forma possível as orientações do novo técnico. A partida contra o Imperatriz, válida pelo Estadual, que estava marcada para amanhã (17) foi reagendada para o próximo dia 24, às 20h, no Estádio Frei Epifânio, na Região Tocantina.

O jogo é de suma importância para as duas equipes, em especial, para o Sampaio. Além de “espantar” a crise, a Bolívia quer se consolidar no grupo dos dois primeiros colocados na competição. Se vencer, sobe para 13 pontos na classificação e praticamente se classifica diretamente para as semifinais.

Caso seja derrotado, será ultrapassado pelo próprio Imperatriz na classificação da primeira fase e terá uma “batata quente” na última rodada, quando enfrentará o Juventude Samas, em São Mateus. O time do interior também briga por classificação.

Impressões

A expectativa pela chegada de Léo Condé é para saber de que forma o profissional aproveitará o meia-atacante Roney. O atleta terminou 2019 em alta no tricolor, no entanto, a sequência de lesões e a predileção do ex-técnico Júnior Amorim por outros nomes, como Gustavo Ramos e Luan, por exemplo, minaram a participação do meia no clube.

O Sampaio também espera pelas indicações que deverão ser feitas por Léo Condé, em especial, pelo fato do técnico conhecer o mercado paulista de atletas.

Prevenção ao corona

Internamente, o Sampaio Corrêa tomará medidas para evitar possível propagação do coronavírus. Além de distribuição de frascos de álcool gel pelos setores integrais do CT José Carlos Macieira, entrevistas coletivas serão concedidas, de forma prioritária e considerando as condições climatológicas, do lado de fora do CT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.