Carnaval 2020

Sábado Gordo de Carnaval reuniu foliões nos circuitos da folia em São Luís

Folia ocorreu na Madre Deus, Passarela do Samba, Monte Castelo e Rio Bacanga e mesmo sob chuva, os foliões fizeram a festa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Integrante do bloco tradicional Os Diplomáticos
Integrante do bloco tradicional Os Diplomáticos

São Luís - O Carnaval em São Luís começou sob muita chuva. Quem decidiu aproveitar as atrações do Sábado Gordo teve de se molhar. Para muitos, a água foi um estímulo a mais para a folia e muita gente encarou a noite chuvosa para se divertir. Os foliões que compareceram aos circuitos, oficiais ou não, da folia de Momo, saíram de casa vestidos de alegria e dispostos a dar continuidade à festa, que está só começando e prossegue até a terça-feira (25).

Na Madre Deus, um dos pontos mais tradicionais da folia em São Luís, a festa se concentrou no Beco do Gavião, nas imediações da Casa das Minas e Largo do Caroçudo. Pelo local passaram, grupos de tribos de índio, cortejo de blocos tradicionais, organizados e alternativos, tambor de crioula, grupos de samba e desfile de alegorias de rua.

“Adoro o Carnaval da Madre Deus, sempre venho com minha família. Para mim ainda é aqui o melhor ligar para se divertir”, disse a dentista Lúcia Santos que estava acompanhada da filha e do marido.

Quem também escolheu o local foi a turma do bloco Os Parças. Formado por familiares e amigos que há 10 anos saem no Carnaval de São Luís, a charanga este ano trouxe as mulheres fantasiadas de borboletas e os homens de camaleão. “Somos 26 pessoas que nos reunimos para curtir a festa. Todos os anos pensamos em uma fantasia diferente que inauguramos no sábado de Carnaval”, disse Tereza Seabra, uma das integrantes do bloco.

Bloco Os Parças
Bloco Os Parças

Este ano, a folia também está mais acessível, já que alguns pontos da festa conta com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Este trabalho é importantíssimo, pois leva o Carnaval para todas as pessoas, inclusive as que têm deficiência auditiva. Asim, todos são incluídos nesta grande festa que é o Carnaval”, disse Maria José Serejo, que é intérprete de Libras e estava trabalhando no sábado, na Madre Deus.

Outro ponto que aglutinou foliões foi o novo circuito Rio Bacanga. Mesmo com a mudança de horário da atração principal da noite, a banda Saia Rodada, que se apresentaria às 20h e mudou para meia-noite, o local foi o escolhido por muitos jovens que não desanimaram nem mesmo com a forte chuva que caiu boa parte da noite. “A gente vem pro Carnaval disposta a se molhar mesmo, mas alguns amigos decidiram ir embora mais cedo quando souberam que a banda se apresentaria bem mais tarde do que estávamos esperando”, lamentou a estudante Lorena Azevedo. Neste circuito se apresentaram ainda os trios dos blocos Jegue Folia, Bicho Terra, a cantora Tais Moreno, entre outros.

Blocos Tradicionais

Este ano, muitos blocos tradicionais optaram por não participar dos desfiles da Passarela do Samba. Por conta disto, cerca de 20 agremiações se apresentaram em um circuito alternativo no bairro Monte Castelo. O evento foi realizado pela Academia dos Blocos Tradicionais do Maranhão e Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, com o apoio do deputado estadual Adriano Sarney.

No local foi montada toda uma estrutura com palco, luz e som para que as agremiações pudessem se apresentar. Passaram pelo circuito blocos como Os Gigantes, Os diplomáticos, Os Gladiadores, Renovação do Ritmo, Falcão de Prata, entre outros.

Edson Silva, do bloco Falcão de Prata, destacou a resistência dos blocos tradicionais. “Este concurso deste ano da Passarela do Samba não terá nenhuma validade, o próprio regulamento diz isso. Os blocos decidiram não participar por discordar de uma série de coisas e este evento no Monte Castelo mostra nossa força”, disse.

Deputado Adriano Sarney apoio evento de blocos tradicionais
Deputado Adriano Sarney apoio evento de blocos tradicionais

O deputado Adriano Sarney também compareceu às apresentações e destacou a iniciativa de reunir os blocos em um circuito alternativo. “Os blocos tradicionais não se sentiram valorizados e decidiram por não participar do circuito oficial da Prefeitura, então decidi apoiar as entidades para que pudéssemos trazer esta cultura para a rua sem ter as amarras do poder público municipal. Além do escasso recurso para financiar os blocos, ainda foi alterado uma série de variáveis que os blocos não concordaram”, observou o deputado, que tem contribuído de forma contundente para a cultura do Maranhão.

A dona de casa Jandira Ferreira se disse feliz com os blocos em seu bairro. “Eu adorei. Ter isso pertinho de casa é ótimo. É nossa cultura, nossa tradicão e que está mais perto de nós agora”, disse.

Passarela

Na Passarela do Samba, no Anel Viário, a noite também foi dedicada aos blocos tradicionais. No local, desfilaram os blocos tradicionais do Grupo B como os Os Fanáticos do Ritmo, Os Indomáveis e Os Gigantes. Em seguida, entraram os do Grupo A. Deste grupo, por conta da desistência de muitas agremiações, desfilaram apenas Vinagreira Show, Tropicais do Ritmo, Os Apaixonados e Os Baratas. Por conta da chuva, a programação atrasou em quase uma hora.

Sábado Gordo de Carnaval reuniu foliões nos circuitos da folia em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.