Carnaval

Contingente de bombeiros será dobrado nos pontos de folia

Mais de 150 homens já fazem a segurança nas prévias carnavalescas, mas número será aumentado durante a festa oficial, inclusive, coma presença de guarda-vida em embarcações

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Circuito da folia terá bombeiros
Circuito da folia terá bombeiros (Madre Deus)

O clima de Carnaval já predomina na Grande Ilha, principalmente, durante o fim de semana. Os foliões, a maioria, fantasiados, marcam presença nos principais pontos de festas da cidade. Para manter a segurança desse grande público e continuar o clima de alegria e descontração, o comando do Corpo de Bombeiros Militar emprega mais de 150 homens nos locais onde ocorrem as prévias carnavalescas, mas, para os dias oficiais da folia do Carnaval deste ano na Grande Ilha, 21 a 25 de fevereiro, o contingente de bombeiros será dobrado, empregando até guarda-vidas a bordo de embarcações e ambulâncias em pontos estratégicos da folia.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto, informou que em virtude da presença de um grande número de foliões já foi montado um forte esquema de segurança, inclusive, colocado em prática desde o começo do evento pré-carnavalesco, que está sendo concentrado na área da Praia Grande.

O coronel afirmou que mais de 150 bombeiros militares atuam nos pontos de folia, com apoio de quatro ambulâncias, um caminhão de combate a incêndio e viaturas operacionais, que estão posicionadas em locais estratégicos. As ocorrências mais atendidas até o momento são as vítimas alcoolizadas e os primeiros socorros para situações de pequenos cortes e traumas.

Os bombeiros também fazem as campanhas educativas direcionadas aos foliões e fornecem instruções aos vendedores ambulantes, que utilizam botijões. “Os bombeiros estão desenvolvendo o trabalho de prevenção para evitar algum tipo de acidente nos espaços com grande fluxo de pessoas”, esclareceu Célio Roberto.

Folia oficial
O coronel afirmou que os circuitos tradicionais da folia, como Ceprama, Madre Deus, Passarela do Samba, Praia Grande e Beira-Mar vão receber atenção especial e mais de 300 bombeiros estarão empregados nessa localidade da cidade. “Eles permanecerão em pontos estratégicos e de fácil acesso para atenderem os foliões”, detalhou Célio Roberto.

Ainda segundo o coronel, na região da folia, além de obter a presença dos bombeiros a pé, vai ser empregado ambulâncias, viaturas e a presença de guarda-vida a bordo de embarcações, que permanecerão na água entre as pontes Bandeira Tribuzi e José Sarney, prontos para qualquer emergência. “Os bombeiros estarão na terra e na água para proporcionar um evento seguro e tranquilo aos foliões”, disse o coronel.

Outras ações

As policiais Militar e Civil como também Guarda Municipal, equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes atuarão durante o período carnavalesco. Os militares trabalharão nas ações de policiamento ostensivo e orientação dos brincantes como também realizarão o monitoramento dos espaços da folia com apoio do sistema de videomonitoramento, radiopatrulhamento e torres de observação.

Também no decorrer dos dias de folia, além do funcionamento dos plantões de polícia, o trabalho técnico e científico da Polícia Civil será mantido e haverá o plantão do efetivo da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC), da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).

SAIBA MAIS

Dicas de segurança para o Carnaval 2020

Se for viajar, fique atento para o registro do gás de cozinha, verifique se o mesmo encontra-se fechado
Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões, lareiras, cinzeiros ou velas acesas
Se beber não dirija
Em aglomerações, mantenha crianças sob constante vigilância
Evite que as crianças se aproximem do sistema de som, pois pode haver prejuízo para a audição. A surdez é irreversível
Evite lugares lotados. Para as crianças, a melhor opção são festinhas de carnaval infantis
Mantenha-se hidratado
Mesmo que saiba nadar, antes de entrar em locais como rios, lagos ou piscinas, verifique informação de segurança sobre aquele local
Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica
Nunca deixe crianças sozinhas

Número

300 bombeiros militares vão trabalhar nos pontos de folia durante o período oficial de Carnaval na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.